O concurso Polícia Penal BA pode ter edital publicado até o dia 15 deste mês, segundo Reivon Pimentel, presidente do Sindicato dos Policiais Penais da Bahia.
O certame ofertará vagas para provimento imediato e para formação de cadastro reserva para o cargo de Policial Penal.
Se interessa pelo certame? Confira os demais detalhes sobre o edital Polícia Penal BA pode sair até dia 15 de junho!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Quando o edital do concurso Polícia Penal BA será publicado?
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Penais da Bahia, Reivon Pimentel, o edital de abertura do certame será publicado ainda neste mês de junho até o dia 15!
Índice
A organização do concurso está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já foi contratada como banca organizadora responsável pela seleção.
Serão ofertadas um total de 1.087 oportunidades para o cargo de Agente Penitenciário, agora denominado Policial Penal. Destas, 287 vagas serão para contratação imediata e 800 para formação de cadastro reserva.
Para concorrer às vagas, os candidatos deverão atender a alguns requisitos, entre eles possuir formação de nível médio e carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria “B”. Os aprovados no concurso terão uma remuneração inicial de aproximadamente R$ 4.000,00.
Os interessados devem ficar atentos à publicação do edital e iniciar os preparativos para participar desta oportunidade de ingressar na carreira de Policial Penal na Bahia.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais serão as etapas de seleção do concurso Polícia Penal BA?
Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (11) a Resolução nº 332/2024 sobre os exames pré-admissionais aos quais os candidatos aprovados no concurso Polícia Penal BA serão submetidos antes de ingressarem no curso de formação.
Os candidatos serão submetidos a quatro etapas, sendo o Teste de Aptidão Física (TAF), Exames Médicos, Exame Psicológico, Investigação Social e de Conduta Pessoal e Curso de Formação de Agente Penitenciário, todas de caráter eliminatório.
Além de citar as etapas, o documento também detalha em como serão cada fase e a pontuação mínima exigida em cada execução. O Teste de Aptidão Física será composto pelas atividades de:
- Teste dinâmico de barra (somente para os candidatos do sexo masculino)
- Mínimo: 3 repetições
- Teste estático de barra (somente para as candidatas do sexo feminino)
- Mínimo: 10 segundos
- Teste de flexão abdominal
- Masculino: 36 repetições
- Feminino: 27 repetições
- Teste de corrida de 12 minutos
- Masculino: 2.400m
- Feminino: 1.600m
Os Exames Médicos compreenderão o exame clínico, a entrega de exames laboratoriais, de exames complementares, os quais o candidato deverá providenciar, às próprias expensas. O candidato será considerado apto ou inapto no final do exame médico.
O Exame Psicológico é um processo técnico e científico que será realizado por meio de metodologias e técnicas específicas, sendo empregado os procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo, verificando se o avaliado apresenta características essenciais como: funções cognitivas; habilidades específicas, de personalidade, necessárias para o desempenho das atribuições do cargo de Agente Penitenciário, sendo considerado aprovado o candidato que for considerado apto no final do exame.
Na fase de Investigação Social e de Conduta Pessoal deverá entregar, em momento a ser definido em Edital de Convocação específico, os originais dos seguintes documentos:
- Certidão de antecedentes criminais, da cidade/município da jurisdição onde reside/residiu nos últimos 05 anos:
- da Justiça Criminal Federal;
- da Justiça Estadual ou do Distrito Federal de 1º e 2º grau;
- de Ações Criminais da Justiça Militar Federal, inclusive para as candidatas do sexo feminino;
- da Justiça Militar Estadual ou do Distrito Federal, inclusive para as candidatas do sexo feminino.
- Certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal;
- Certidão de antecedentes criminais da Justiça Eleitoral;
- Certidão e/ou Certificado de antecedentes criminais da Polícia Estadual;
- Certidões dos cartórios de protestos de títulos da cidade/município onde reside/residiu nos últimos 05 anos;
- Certidões dos cartórios de ações cíveis de 1º e 2º grau da cidade/município onde reside/ residiu nos últimos 05 anos.
O Curso de Formação de Agente Penitenciário será composto de aulas e de provas teóricas e práticas e tem como objetivo formar os candidatos com conhecimentos e habilidades necessárias para a assunção do cargo. Será considerado aprovado no Curso de Formação de Agente Penitenciário o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 60 pontos.
Clique aqui e confira na íntegra os detalhes.
Como foi o último concurso Polícia Penal BA?
O último concurso Polícia Penal BA (SEAP BA) foi realizado há 10 anos, em 2014, sob organização do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e ofertou 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (atual Policial Penal).
As vagas foram distribuídas entre os municípios de Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Paulo Afonso, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
Os candidatos foram avaliados por meio de oito etapas de seleção: Provas Objetiva e Discursiva; Exames pré-admissionais; Exame de documentação; Avaliação Psicológica; Exame Médico; Teste de Aptidão Física; Investigação Social; Curso de Formação.
Tem interesse em ingressar na carreira pública? Conheça todos os concursos abertos no Estado da Bahia!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas sobre o concurso Polícia Penal BA!