Assinatura completa
Assinatura completa

Edital Polícia Penal BA pode sair até dia 15!

Edital Polícia Penal BA pode sair até dia 15!
Edital Polícia Penal BA pode sair até dia 15!

O concurso Polícia Penal BA pode ter edital publicado até o dia 15 deste mês, segundo Reivon Pimentel, presidente do Sindicato dos Policiais Penais da Bahia.

O certame ofertará vagas para provimento imediato e para formação de cadastro reserva para o cargo de Policial Penal.

Se interessa pelo certame? Confira os demais detalhes sobre o edital Polícia Penal BA pode sair até dia 15 de junho!

Quando o edital do concurso Polícia Penal BA será publicado?

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Penais da Bahia, Reivon Pimentel, o edital de abertura do certame será publicado ainda neste mês de junho até o dia 15!

A organização do concurso está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já foi contratada como banca organizadora responsável pela seleção.

Serão ofertadas um total de 1.087 oportunidades para o cargo de Agente Penitenciário, agora denominado Policial Penal. Destas, 287 vagas serão para contratação imediata e 800 para formação de cadastro reserva.

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão atender a alguns requisitos, entre eles possuir formação de nível médio e carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria “B”. Os aprovados no concurso terão uma remuneração inicial de aproximadamente R$ 4.000,00.

Os interessados devem ficar atentos à publicação do edital e iniciar os preparativos para participar desta oportunidade de ingressar na carreira de Policial Penal na Bahia.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

Quais serão as etapas de seleção do concurso Polícia Penal BA?

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (11) a Resolução nº 332/2024 sobre os exames pré-admissionais aos quais os candidatos aprovados no concurso Polícia Penal BA serão submetidos antes de ingressarem no curso de formação.

Os candidatos serão submetidos a quatro etapas, sendo o Teste de Aptidão Física (TAF), Exames Médicos, Exame Psicológico, Investigação Social e de Conduta Pessoal e Curso de Formação de Agente Penitenciário, todas de caráter eliminatório.

Além de citar as etapas, o documento também detalha em como serão cada fase e a pontuação mínima exigida em cada execução. O Teste de Aptidão Física será composto pelas atividades de:

  • Teste dinâmico de barra (somente para os candidatos do sexo masculino)
    • Mínimo: 3 repetições
  • Teste estático de barra (somente para as candidatas do sexo feminino)
    • Mínimo: 10 segundos
  • Teste de flexão abdominal
    • Masculino: 36 repetições
    • Feminino: 27 repetições
  • Teste de corrida de 12 minutos
    • Masculino: 2.400m
    • Feminino: 1.600m

Os Exames Médicos compreenderão o exame clínico, a entrega de exames laboratoriais, de exames complementares, os quais o candidato deverá providenciar, às próprias expensas. O candidato será considerado apto ou inapto no final do exame médico.

O Exame Psicológico é um processo técnico e científico que será realizado por meio de metodologias e técnicas específicas, sendo empregado os procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo, verificando se o avaliado apresenta características essenciais como: funções cognitivas; habilidades específicas, de personalidade, necessárias para o desempenho das atribuições do cargo de Agente Penitenciário, sendo considerado aprovado o candidato que for considerado apto no final do exame.

Na fase de Investigação Social e de Conduta Pessoal deverá entregar, em momento a ser definido em Edital de Convocação específico, os originais dos seguintes documentos:

  • Certidão de antecedentes criminais, da cidade/município da jurisdição onde reside/residiu nos últimos 05 anos:
    • da Justiça Criminal Federal;
    • da Justiça Estadual ou do Distrito Federal de 1º e 2º grau;
    • de Ações Criminais da Justiça Militar Federal, inclusive para as candidatas do sexo feminino;
    • da Justiça Militar Estadual ou do Distrito Federal, inclusive para as candidatas do sexo feminino.
  • Certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal;
  • Certidão de antecedentes criminais da Justiça Eleitoral;
  • Certidão e/ou Certificado de antecedentes criminais da Polícia Estadual;
  • Certidões dos cartórios de protestos de títulos da cidade/município onde reside/residiu nos últimos 05 anos;
  • Certidões dos cartórios de ações cíveis de 1º e 2º grau da cidade/município onde reside/ residiu nos últimos 05 anos.

O Curso de Formação de Agente Penitenciário será composto de aulas e de provas teóricas e práticas e tem como objetivo formar os candidatos com conhecimentos e habilidades necessárias para a assunção do cargo. Será considerado aprovado no Curso de Formação de Agente Penitenciário o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 60 pontos.

Clique aqui e confira na íntegra os detalhes.

Como foi o último concurso Polícia Penal BA?

O último concurso Polícia Penal BA (SEAP BA) foi realizado há 10 anos, em 2014, sob organização do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e ofertou 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (atual Policial Penal).

As vagas foram distribuídas entre os municípios de Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Paulo Afonso, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Os candidatos foram avaliados por meio de oito etapas de seleção: Provas Objetiva e Discursiva; Exames pré-admissionais; Exame de documentação; Avaliação Psicológica; Exame Médico; Teste de Aptidão Física; Investigação Social; Curso de Formação.

Tem interesse em ingressar na carreira pública? Conheça todos os concursos abertos no Estado da Bahia!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas sobre o concurso Polícia Penal BA!