O edital do concurso Polícia Penal BA está muito perto de ser lançado! Em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Administração Penitenciária da Bahia, José Antônio Maia, confirmou a realização do certame no início de 2024.
De acordo com ele, serão ofertadas 1.087 vagas, sendo 287 vagas efetivas e 800 vagas para formação de um cadastro reserva, com salários iniciais que ultrapassam os R$ 4 mil.
“Nós já temos um concurso pronto na mesa do governador, que vai ser autorizado este ano para que nós possamos, no começo do ano, já fazer. São 287 vagas mais um cadastro de reserva”, disse.
As oportunidades serão distribuídas pelas Unidades Prisionais do Estado, na capital, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e outras cidades.
O concurso já tinha sido confirmado pelo secretário, entretanto, a seleção não ocorreu porque o governo aguardava a criação da carreira de Policial Penal.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso Polícia Penal BA já tem comissão formada!
A Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia reconstituiu a comissão de planejamento do concurso Polícia Penal BA.
O grupo de trabalho será responsável pela definição da banca organizadora e administração do concurso.
Pra quem não sabe, a banca é encarregada do lançamento do edital, aplicação das etapas avaliativas, provas e recebimento das inscrições em seu site.
“Precisamos de mais efetivo. Já está na mesa do governador o próximo concurso público, que não fizemos ainda porque estávamos nessa transição de agente penitenciário para a Polícia Penal, mas o governador Jerônimo logo logo homologará e mandará publicar o edital”, disse o secretário.
Como foi o último concurso?
A última seleção foi realizada em 2014 para o preenchimento de 490 vagas de Agente Penitenciário (atual polícia penal).
Entenda: Qual a diferença entre Policial Penal e Agente Penitenciário?
Os aprovados cumpriram jornadas de trabalho de 30 horas semanais e foram remunerados com salários iniciais no valor de R$ 1.775,69.
Na ocasião, a banca organizadora foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:
- Provas Objetiva e Discursiva;
- exame de Documentação;
- Avaliação Psicológica;
- Exame Médico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Exames pré-admissionais;
- Investigação Social.
Posteriormente, os aprovados foram submetidos ao Curso de Formação, onde foram remunerados com uma bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.
Após homologada, a seleção teve prazo de validade de um ano, prorrogada uma única vez, por igual período.
No entanto, esse período está vencido e o órgão não tem mais cadastro de aprovados válido para preencher o déficit de pessoal.