O concurso da Polícia Penal CE deve sair nos próximos dias. Inclusive, o extrato de contrato que oficializa o Idecan como banca organizadora foi publicado no Diário Oficial do Ceará.
O concurso ofertará 800 oportunidades de Policial Penal, sendo 600 vagas imediatas e 200 oportunidades para formação de um cadastro reserva. Com o extrato publicado, o edital encontra-se em iminência.
Vale ressaltar que a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Estratégico de Pessoas já liberou o orçamento para realização do novo concurso da Polícia Penal CE!
Quantas vagas serão ofertadas no concurso Polícia Penal CE?
O concurso terá oferta de 800 vagas, sendo 670 vagas para candidatos do sexo masculino e 120 vagas para o sexo feminino. Veja a distribuição:
- sexo masculino
- vagas imediatas
- ampla concorrência: 421 vagas (387 + 21 PcD)
- cotas raciais: 102 vagas (96 + 6 PcD)
- sexo feminino
- vagas imediatas: 72 vagas (69 + 4 PcD)
- cotas raciais: 24 vagas (22 + 2 PcD)
- vagas imediatas
São esperadas 40 mil inscrições e 10 mil candidatos isentos da taxa de participação.
Quanto ganha um Policial Penal do Ceará?
Segundo informações do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará, o salário do Policial Penal do Ceará terá reajuste de 5,62%, que será efetuado a partir de agosto de 2024.
Assim, o aprovado iniciará na carreira com remuneração inicial de R$ 6.506,46, além de adicional noturno, auxílio alimentação e diária operacional de 84 horas. Ao final da carreira, a remuneração será de R$ 16.441,50.
Vale lembrar que o cargo exige diploma de nível médio para ingresso. A escala de trabalho é de 24h por 72h.
Em outubro de 2023, o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque já tinha confirmado a iminência do edital. A informação foi repassada durante entrevista realizada ao jornal “Boa Tarde, Nordeste”.
Entretanto, ocorreu um entrave para publicação do edital em virtude da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7333, que se manifesta de forma contrária ao limite de idade imposto pela Lei nº 17.388, que prevê limite de 34 anos, 11 meses e 29 dias para ingressar na corporação.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
O que faz o Policial Penal do Ceará?
Entre as atribuições do servidor, estão:
- Prestar assistência em situações emergenciais de fuga, rebelião, incêndios, etc.;
- Escolta, transporte e custódia de presos, bem como a execução e organização das operações envolvendo essa tarefa, ainda que interestadual;
- Garantir a segurança do estabelecimento penal através de buscas em celas, revistas nos presos, visitantes e familiares, bem como através da vigilância dos perímetros interno e externos do estabelecimento penal;
- Zelar pela segurança dos profissionais que realizam trabalhos nos estabelecimentos prisionais (advogados, médicos, zeladores, etc.);
- Realizar a condução segura do preso à presença de autoridades e, também, dar cumprimento aos alvarás de soltura;
- Zelar pela saúde do preso, encaminhando-o ao atendimento médico quando necessário e, ainda, possibilitando a entrega de medicamentos receitados.
Como foi o último concurso Polícia Penal CE?
O último concurso Polícia Penal CE aconteceu em 2017 e ofertou 1.000 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, sendo 850 para candidatos do sexo masculino e 150 para o sexo feminino.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Instituto AOCP e avaliou os candidatos por meio de seis etapas: Prova Objetiva, Inspeção de Saúde, Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Funcional, além do Curso de Formação Profissional.
A prova objetiva consistiu em 60 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, noções de informática, noções de direito, direitos humanos e cidadania, legislação especial e conhecimentos específicos.
Para ser aprovado foi necessário obter o mínimo de 50% de aproveitamento.
Em seguida, os aprovados foram submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF), onde foi necessário desenvolver os seguintes exercícios:
- Salto em distância;
- Salto em altura;
- Corrida de 12 minutos.
Por fim, os aprovados em todas as etapas realizaram o Curso de Formação Profissional, com duração de 200 horas, onde a grade curricular abordou conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.
Durante a etapa, os candidatos receberam uma ajuda de custo correspondente a 50% do valor do vencimento básico do cargo.
A lotação dos aprovados foi para as seguintes regiões:
- Região metropolitana de Fortaleza;
- Litoral Oeste;
- Sobral/Ibiapaba;
- Sertão dos Inhamuns;
- Sertão Central;
- Baturité;
- Litoral Leste/Jaguaribe;
- Cariri/Centro Sul.
Conheça os concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos: Mais de 80 mil vagas abertas para todos os níveis!