Atenção concurseiros! Um novo concurso Polícia Penal CE deverá ser solicitado apenas em 2023. Os estudos seguem em andamento e o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque falou sobre a seleção. Saiba detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Polícia Penal CE: quando sai o edital?
É o que os concurseiros querem saber! E um novo edital para o concurso da Polícia Penal do Estado do Ceará deve sair em 2023.
Pelo menos é o que espera o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, que voltou a falar sobre o edital nesta semana.
Assim, ele afirmou que os estudos ainda estão em andamento e que existe o apoio da governadora do estado, Izolda Cela (PDT), para que o prazo seja cumprido.
“Nós estamos fazendo alguns estudos, estão em análise, estamos pretendendo solicitar para o governador por volta do ano de 2023”, confirmou o secretário em janeiro. “Nós estamos correndo atrás”, destacou ele nesta semana.
Sendo assim, 2022 deve ser totalmente reservado para a conclusão dos estudos, para que depois o edital saia no próximo ano.
PEC aprovada favorece o próximo concurso
Recentemente, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) criou a carreira de Policial Penal no Estado do Ceará. Assim, ela já foi publicada.
Portanto, um novo concurso começou a ser cogitado desde meados de 2020, entretanto, não aconteceu até agora.
Talvez o atraso se dê pela pandemia da Covid-19. Além disso, o quantitativo de vagas para a seleção ainda não foi definido.
“A Polícia Penal de natureza permanente, com função indelegável de Estado, vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais”, disse o documento de aprovação
Vale destacar ainda que a PEC foi aprovada no dia 13 de janeiro de 2020, durante uma sessão realizada com 41 deputados.
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a mudança beneficiou 3.700 Agentes que se tornaram Policiais Penais.
“A normatização chega para regulamentar as ações práticas que os policiais penais do Ceará realizam com muito empenho. Além disso, a PEC gera uma aposentadoria justa e um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional para o trabalho dos agentes”, disse o secretário.
Ademais, o projeto criou ainda o dia do Policial Penal no estado, que será comemorado no dia 3 de agosto.