O edital do concurso Polícia Penal DF deve sair no último trimestre de 2021. A informação vem do Sindpol DF (Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal), a publicação é prevista para outubro ou dezembro.
Segundo a instituição, os candidatos serão avaliados em 5 etapas. São 1.179 vagas para o cargo de Agente de Execução Penal. As etapas são: Prova Objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Curso de Formação.
Além disso, para concorrer ao cargo é necessário ter ensino superior completo em qualquer área. A carreira tem como salário inicial R$ 4.745,00 com direito a diversos benefícios.
“O número total de vagas na carreira são 3 mil. Hoje, temos preenchidos um pouco acima de 50%. A luta do sindicato é que chamem, com urgência, os 1.179 o mais rápido possível, dada a carência de efetivo no sistema penitenciário do DF” disse o Sindicato.
Concurso Polícia Penal DF muito aguardado
A princípio, o concurso público é muito esperado. A expectativa está viva desde 2018, quando o governo do Distrito Federal aprovou a criação de 1,4 mil cargos para Policial Penal.
Em 2020, segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, o DF contava com 1.998 servidores Agentes de Execução Penal, Agentes de Polícia de Custódia, Delegados e Funcionários Administrativos.
Ainda de acordo com a Assessoria, a intenção da Polícia é preencher todos os postos vagos por meio de um novo concurso, dessa forma poderá atingir uma média de 5,1 internos por Agente, e ficar mais próximo do número recomendado pelo CNMP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que é de 1 agente para 5 presos.
Último concurso Polícia Penal DF
O último edital do concurso aconteceu em 2014, e a Fundação Universa foi a banca organizadora. Foram ofertadas 1.100 vagas, as etapas foram: Prova Objetivas, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Sindicância de VIda Pregressa.
Além disso, a prova objetiva foi composta por 150 questões, do tipo CERTO ou ERRADO. As disciplinas cobradas foram:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Atualidades Raciocínio Lógico;
- Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal;
- Direitos Humanos.
Ademais, o Teste de Aptidão Física (TAF) é uma das partes mais importantes do concurso, com exercícios físicos cobrados do candidato. Por isso a dica aqui é se preparar para enfrentar o TAF, com treinos leves para estar pronto no dia. Os exercícios cobrados são:
- Flexão Dinâmica de Braço na Barra Fixa (homens);
- Flexão Estática de Braço na Barra Fixa (mulheres);
- Flexão Abdominal (ambos os sexos);
- Corrida de 12 minutos (ambos os sexos).