Aguardando desde o começo do ano, o edital do concurso Polícia Penal GO pode sair ainda em 2023. Mas, ainda é esperada autorização; entenda! São 726 cargos vagos na corporação!
- Confira: Apostila Polícia Penal GO 2023 – Agente de Segurança Prisional
- Confira: Curso Polícia Penal de Goiás – Agente de Segurança Prisional
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando sai o edital do concurso Polícia Penal GO?
Ainda não se há informações concretas de que o concurso da Polícia Penal de Goiás será publicado ainda em 2023. Ele é esperado, mas, nada é certo!
De acordo com uma entrevista cedida pelo diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, 726 cargos estão vagos na corporação.
Com isso, o edital é mais que aguardado. Além disso, ele disse esperar que este seja o número de vagas imediatas ofertadas no próximo edital.
Josimar lembrou que a instituição possui cerca de 1.900 policiais penais de carreira e 1.600 cargos temporários (Vigilantes Penitenciários Temporários).
Depois, ele citou que a intenção é que o edital destine até 20% das vagas para candidatas do sexo feminino. Lembrando que, atualmente, a reserva é de 10%.
Posteriormente, ele informou que segue acreditando que o edital possa estar publicado ainda em 2023, mas é preciso aguardar os trâmites necessários.
“Nosso objetivo é que tenhamos, ainda nesse ano, o edital da Polícia Penal”, afirmou o dirigente.
Concurso Polícia Penal GO tem comissão formada!
Em 2022, foi formada uma comissão de planejamento, para elaborar o projeto básico do concurso e definir uma banca organizadora, responsável pela publicação do edital.
De acordo com o diretor-geral, já foram iniciados os tramites para contratação da banca. A previsão é que o lançamento do edital aconteça ainda esse ano.
Agora, no dia 4 de agosto de 2023, uma decisão judicial estabeleceu o prazo de 30 dias para que o estado apresente um cronograma previsto para o certame. Este prazo termina em 1° de setembro.
Lembrando que no estado, a carga de trabalho de um Policial Penal é de escala de 24 horas (1 dia) de trabalho para 72 horas (3 dias) de descanso.
Como serão as etapas avaliativas do concurso?
O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires também trouxe detalhes acerca das etapas avaliativas do concurso .
Ele informou que o conteúdo programático das provas será parecido com as últimas edições do certame. O diferencial será a disciplina de Informática, que nesse concurso será essencial.
Além disso, o Teste de Aptidão Física (TAF) será mais exigente e semelhante as demais forças policiais.
O que precisa para participar do concurso?
Para participar do concurso, é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
- Possuir nível superior de formação;
- Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
- Possuir, em plena validade, carteira de identidade civil, de acordo com a legislação vigente;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos;
- Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo, mediante inspeção de Junta Médica Oficial do Estado de Goiás;
- Apresentar prova de quitação com a Fazenda Pública;
Confira todos os detalhes do último edital, 👉🏽 clicando aqui!