O concurso Polícia Penal MG está previsto para esse mês de agosto, mas ainda não tem uma data marcada para ser lançado. Saiba mais!
- Confira: Curso Online Grátis Polícia Penal MG
O secretário de Justiça do Estado de Minas Gerais, Rogério Grecco, anunciou que o edital do concurso da Polícia Penal MG pode ser lançado até o dia 15 de agosto, porém, até o momento, nada foi confirmado.
Índice
- Adquira: Apostilas Concurso Polícia Penal MG
- Adquira: Curso Online Polícia Penal MG
Há algumas semanas, Grecco havia reiterado que a previsão da abertura do certame era para agosto. Veja a fala do secretário:
“A previsão é de, no máximo, 20 dias uteis, mas a gente está correndo para fazer esse edital antes. Então, a nossa previsão é que esse concurso chegue lá no mês de agosto ou um pouquinho depois, na segunda ou terceira semana de agosto. Então, prepare-se que o edital já está saindo. Está muito próximo”.
A banca que está responsável pela organização da seleção é a Selecon, porém o curso de formação dos Policiais Penais será de responsabilidade da AOCP.
Concurso Polícia Penal MG: Panorama
O edital que está para ser lançado prevê a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, o antigo Agente Penitenciário. As oportunidades serão divididas em 1.944 vagas para candidatos do sexo masculino e 476 vagas para candidatas do sexo feminino.
Ainda, haverá uma reserva de 242 vagas paras para candidatos portadores de deficiência.
Em uma transmissão ao vivo, o subsecretário Azevedo afirmou que as vagas não serão definidas por localidade, porém somente 16 cidades de Minas Gerais terão aplicação dos exames.
O pré-requisito para concorrer à um cargo na corporação é ter o Ensino Médio completo e o salário para a carreira ofertada é de, aproximadamente, R$ 4,6 mil iniciais.
Como serão as avaliações do certame?
Os inscritos no certame serão avaliados em seis etapas:
- Provas objetivas e redação;
- Provas de aptidão psicológica e psicotécnica;
- Exames médicos;
- Provas de condicionamento físico e testes específicos;
- Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
- Curso de formação profissional.
A prova Objetiva terá 60, no total, questões sobre Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito, Direitos Humanos, Legislação Especial e Raciocínio Lógico.
Somente os candidatos que tiverem 60% do aproveitamento da Prova Objetiva terão sua Prova Discursiva corrigida.