Atenção concurseiros! O edital do novo concurso Polícia Penal PE , com previsão de mil vagas imediatas e para cadastro de reserva, será publicado em outubro. A informação foi confirmada pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), responsável por organizar a seleção.
Concurso Polícia Penal PE: previsão de vagas, salários e requisitos
Em outubro! Este será o mês que os concurseiros conhecerão o edital do concurso da Polícia Penal de Pernambuco.
A informação foi dada pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), responsável por organizar a seleção, nesta segunda-feira (02).
Serão ofertadas 1.000 vagas, sendo 200 imediatas e 800 para formação de um cadastro reserva. Todas as oportunidades são para o cargo de Policial Penal, sendo 15 destinadas a mulheres e 185 a homens.
Para se inscrever a uma das vagas será preciso o ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. O salário inicial é de R$ 4.146,40.
Banca sendo escolhida
A banca organizadora do concurso da Polícia Penal de Pernambuco está sendo escolhida. Ela ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
O cronograma do certame só será finalizado após a contratação da banca. Por isso, ainda não se sabe se as provas acontecerão em 2021 ou 2022.
O concurso foi autorizado e anunciado em junho, pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
“O governador do Estado autorizou um novo concurso, que já está em andamento, com 200 vagas e mais 800 vagas em cadastro de reserva”, disse o titular da pasta.
Polícia Penal de Pernambuco foi institucionalizada em 2020
Antes, porém, em agosto de 2020, os deputados aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC); o documento regulamentou a Polícia Penal de Pernambuco, transformando a carreira de Agentes Penitenciários.
Vale destacar que, com a mudança, eles passam a ter, de maneira oficial, a responsabilidade da segurança das unidades prisionais do Estado e são responsáveis por garantir os mesmos benefícios de policiais de outras corporações do Estado.
Deputada aponta falta de profissionais para novo edital
Em fevereiro deste ano, a deputada delegada Gleide Ângelo cobrou a abertura de um novo concurso para a Polícia Penal do Pernambuco , apontando falta de profissionais.
De acordo com a deputada, não há agentes suficientes para suprir a demanda no estado, nas suas 24 unidades prisionais e 33 mil presos.
“Fazemos apelo (…) no sentido de que seja realizado, com urgência, novo concurso público para recompletamento do quadro de servidores da Polícia Penal do Estado de Pernambuco”, expõe a parlamentar.
Com isso, ela apresentou a indicação nº4980/2021, que foi enviada à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
“Está em tramitação o processo para a publicação do edital do concurso público para policiais penais”, disse a secretaria, comemorando.