Polícia Penal SP terá edital com 1.100 vagas ainda em 2024!

Agente da Polícia Penal observando uma área de um complexo penitenciário com texto sobre a imagem Concurso Polícia Penal SP
Polícia Penal SP terá edital com 1.100 vagas ainda em 2024!

A Polícia Penal SP terá edital com 1.100 vagas ainda em 2024 no caso do Projeto de Lei ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).

Vale destacar que o concurso Polícia Penal SP que foi publicado em 2023 e cancelado pode ser retomado a qualquer momento.

Se interessa pelo certame? Fique e confira o edital com 1.100 vagas ainda em 2024 do concurso Polícia Penal SP!

📥 SEU PLANO DE APROVAÇÃO PARA 2025 ESTÁ QUASE PRONTO....

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Quantas vagas estão sendo ofertadas no concurso Polícia Penal SP?

Um novo concurso público para a Polícia Penal do Estado de São Paulo está previsto para abrir 1.100 vagas, mas a publicação do edital está condicionada a algumas etapas prévias. A principal delas é a regulamentação da Polícia Penal no estado.

Em julho de 2023, a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo havia divulgado dois editais para 1.100 vagas. No entanto, esses documentos foram cancelados poucos dias depois. A decisão ocorreu porque os editais contemplavam vagas para Agentes de Segurança Penitenciária, e não para Policiais Penais, como é exigido pela nova legislação.

O secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, confirmou que novos editais serão republicados assim que a Lei Complementar que trata do Estatuto do Policial Penal for sancionada. A Fundação Getulio Vargas (FGV), que foi contratada como banca organizadora do concurso, teve seu contrato suspenso em maio.

Ademais, a suspensão é válida por 12 meses, mas pode ser retomada a qualquer momento, dependendo da aprovação da Lei Orgânica da Polícia Penal Estadual.

A regulamentação da Polícia Penal e a conclusão das etapas administrativas são fundamentais para garantir a realização do concurso e a efetiva contratação dos novos profissionais.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

O que é a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Penal SP?

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 37/2024, que institui a Lei Orgânica da Polícia Penal, foi recentemente aprovado, trazendo importantes mudanças para a estrutura e os benefícios da carreira.

De acordo com a nova legislação, será obrigatória a publicação de um edital para a abertura de concursos públicos sempre que o número de cargos vagos na Polícia Penal atingir ou ultrapassar 5% do total de posições na classe inicial da carreira. Essa medida visa assegurar que o efetivo da corporação esteja sempre adequadamente preenchido.

A estrutura da carreira dos Policiais Penais será organizada em sete classes distintas, que levarão em conta fatores como o tempo de serviço, a complexidade das funções, a responsabilidade e a experiência profissional exigida.

A classificação em diferentes classes permitirá uma progressão mais clara e estruturada na carreira, além de possibilitar uma melhor gestão das responsabilidades e competências dos policiais.

Além disso, o PLC 37/2024 concede aos policiais penais o direito ao porte de armas em todo o território nacional, fortalecendo a segurança e a mobilidade dos profissionais em suas funções.

Clique aqui e confira o impacto da Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Penal de São Paulo.

Como foi o último concurso SAP SP?

Em 2017, a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP SP) realizou um concurso público para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária (Policial Penal), sob a responsabilidade da MS Concursos.

O certame ofereceu 934 vagas exclusivamente para candidatos do sexo masculino, com um salário inicial de R$ 2.695,88, já incluída a gratificação do Regime Especial de Trabalho Policial.

Os candidatos passaram por uma série de etapas rigorosas para a seleção. A primeira fase consistiu em uma Prova Objetiva, que foi tanto eliminatória quanto classificatória, composta por 50 questões e com duração de três horas. As disciplinas exigidas para essa prova foram Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Enfim, os testes físicos avaliados incluíram Flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente sobre o solo, Corrida de 50 metros e Corrida de 12 minutos.

Confira os concursos abertos no estado de São Paulo!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias!