Foi publicado o edital do concurso Prefeitura de Piracicaba com oferta de 50 vagas imediatas para o cargo de Escriturário, exigência de nível médio. As inscrições estão abertas!
Para se inscrever é necessário acessar o site da Fundação Vunesp , banca organizadora, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de abril de 2023.
Além disso, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 67,90 para que a candidatura seja homologada.
É essencial se preparar para garantir um bom desempenho nas provas. Neste artigo separamos todos as disciplinas que você não pode deixar de estudar. Vem com a gente!
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O que estudar?
Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório agendada para o dia 7 de maio de 2023.
A prova será composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta, acerca dos seguintes conhecimentos:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários);
- Sinônimos e antônimos;
- Sentido próprio e figurado das palavras;
- Pontuação;
- Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem;
- Concordância verbal e nominal;
- Regência verbal e nominal;
- Colocação pronominal;
- Crase.
- Matemática – 10 questões
- Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum;
- Máximo divisor comum;
- Porcentagem;
- Razão e proporção;
- Regra de três simples ou composta;
- Equações do 1º ou do 2º graus;
- Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa;
- Relação entre grandezas – tabela ou gráfico;
- Tratamento da informação – média aritmética simples;
- Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
- Noções de Informática – 10 questões
- MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016;
- MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
- MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados;
- MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
- Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
- Conhecimentos Específicos – 20 questões
- Rotina administrativa: Conhecimentos básicos de Administração Pública: princípios constitucionais da Administração Pública; princípios explícitos e implícitos; ética na Administração Pública; organização administrativa.
- Organização de arquivos: conceitos fundamentais da arquivologia.
- Gestão de documentos.
- Protocolo.
- Tipos de arquivo.
- Organização do trabalho na repartição pública: utilização da agenda, uso e manutenção preventiva de equipamentos, economia de suprimentos.
- Comunicação interpessoal e solução de conflitos.
- Relações pessoais no ambiente de trabalho: hierarquia. Excelência no atendimento ao cidadão; o enfoque na qualidade; o atendimento presencial e por telefone.
- Redação oficial: Documentos oficiais, tipos, composição e estrutura. Aspectos gerais da redação oficial. Correspondência oficial: definição, formalidade e padronização; impessoalidade, linguagem dos atos e comunicações oficiais (ofício, e-mail, mensagem), concisão e clareza, editoração de textos (Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição, revista, atualizada e ampliada.
A prova será avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos e não zerar a parte de Noções de Informática.
Concurso Prefeitura de Piracicaba: Vagas e salários
São ofertadas 50 vagas imediatas para o cargo de Escriturário com, exigência de nível médio, distribuídas da seguinte maneira:
- Ampla Concorrência: 37 vagas
- Pessoas com Deficiência (PcD’s): 3 vagas
- Afrodescendentes: 10 vagas
Os aprovados cumprirão jornada 200 horas mensais e serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 2.621,19.
O que faz um Escriturário?
Entre as atividades a serem exercidas pelos aprovados, estão as seguintes:
- Datilografar ou digitar cartas, memorandos, relatórios e demais correspondências da unidade, atendendo as exigências de padrões estéticos, baseando-se nas minutas fornecidas para atender as rotinas administrativas;
- Recepcionar pessoas que procuram a unidade, inteirando-se dos assuntos a serem tratados, objetivando prestar-lhes as informações desejadas;
- Organizar e manter atualizado o arquivo de documentos da unidade, classificando-os por assunto, em ordem alfabética, visando a agilização de informações;
- Efetuar controles relativamente complexos, envolvendo interpretação e comparação de dois ou mais dados, conferência de cálculos de licitações, controle de férias, contábil ou outros tipos similares de controle, para cumprimento das necessidades administrativas;
- Efetuar cálculos utilizando fórmulas e envolvendo dados comparativos: cálculos de juros de mora, correção monetária e outros;
- Atender e efetuar ligações telefônicas, anotando ou enviando recados e dados de rotina ou prestando informações relativas aos serviços executados;
- Operar e conservar equipamentos de reprodução xerográfica, de fac-símile e microcomputadores;
- Controlar o recebimento e expedição de correspondência, registrando-a em livro próprio, com a finalidade de encaminhá-la ou despachá-la para pessoas interessadas;
- Redigir memorandos, circulares, relatórios e ofícios simples, observando os padrões estabelecidos para assegurar o funcionamento do sistema de comunicação administrativa;
- Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.