Alguns concurseiros do Rio Grande do Norte estão fazendo pressão para que as provas do concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) sejam suspensas, devido ao perigo de contágio da Covid-19. As provas estão marcadas para o próximo dia 09 de maio.
Concurso PRF: manifestações
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu diversas manifestações contra a realização das provas objetivas, durante uma live realizada nesta quarta-feira (28).
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa concurso PRF
- Adquira: Curso Online concurso PRF
Nos comentários, os candidatos pediram “responsabilidade” por parte do governo do estado. A governadora, no entanto, não respondeu sobre o adiamento das provas do concurso.
“Prova da PRF no atual cenário. Irresponsabilidade demais”, afirmou um concurseiro.
“Não deixe acontecer o concurso da PRF no dia 09/05. Nitidamente existe uma pressão política para a realização das provas o mais rápido possível. Um negacionismo diante dos quase 400 mil mortos”, escreveu outro concurseiro.
“Alguma posição do Rio Grande do Norte sobre o concurso PRF? Nos grupos sociais de estudo, quem está com covid disse que vai fazer de qualquer jeito a prova. Galera vai tomar antitérmico, vai fazer de tudo. Menos deixar de ir”, questionou outro.
“Minha governada, não permite que a prova da PRF seja realizada. Tenho visto muitos candidatos afirmando que irão fazer a prova mesmo que estejam contaminados. O Cespe sequer deu a possibilidade de devolução da inscrição (R$180). Querem realizar o concurso no pior momento da pandemia, colocando a vida de milhares de jovens sonhadores em risco!”, pontuou outro.
“Não deixe acontecer o concurso PRF no próximo dia 09, continue com responsabilidade”, escreveu mais um concurseiro.
Concurso PRF: corporação e governadores conversam
O atual Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas da Casa Civil, José Lopes Hott Junior, chegou a informar anteriormente que não sabia se o calendário de provas do concurso PRF seria mantido.
Entretanto, governadores e a corporação dos estados iniciaram uma rodada de conversas para tratar sobre o assunto.
Nesta terça-feira (27), por exemplo, o superintendente da PRF no Amapá, Aldo Balieiro, esteve reunido com o governador do estado, Waldez Goes e falou sobre o assunto pelas redes sociais.
“Recebi hoje o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aldo Balieiro, para falarmos sobre a realização do concurso público da instituição, que está previsto para o dia 9 de maio. Nossa intenção é estarmos alinhados sobre os procedimentos de segurança sanitária que vão garantir a saúde dos amapaenses ao realizar as provas e também assegurar essa oportunidade de concorrer às vagas do concurso”, escreveu o governador.
A decisão deve ser em comum acordo entre todos os estados. Caso uma região não tenha condições de aplicação das avaliações, a corporação e o Cebraspe terão que optar por novo adiamento.
Concurso PRF: como serão as provas?
O concurso PRF conta com várias etapas de seleção dos candidatos. A primeira etapa é composta por provas objetivas e discursivas, que são em caráter eliminatório e classificatório.
Serão 120 questões, entre ‘Certo’ ou ‘Errado’ que envolverá as disciplinas citadas a seguir:
- Bloco 1 – 55 itens
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Informática
- Noções de Física
- Ética no Serviço Público
- Geopolítica Brasileira
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Bloco 2 – 30 itens
- Legislação de Trânsito
- Bloco 3 – 35 itens
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Direitos Humanos e Cidadania
Para serem aprovados nos exames objetivos, os concurseiros deverão alcançar, pelo menos, 15 pontos no Bloco I, 10 no Bloco II e 10 no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.
Há ainda outras etapas que serão aplicadas em quer for aprovado nas provas anteriores:
- Teste de aptidão física
- Avaliação de saúde
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos
- Investigação social
- Curso de formação
Concurso PRF: vagas e salários
Como divulgado no edital, o concurso está ofertando 1.500 oportunidades; serão mais de 500 nomeações para o Curso de Formação em 2022, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 9,8 mil!
Sob a organização da banca Cebraspe, serão 1.125 para ampla concorrência, 300 para candidatos negros e outras 75 vagas para PCD’s.