Atenção concurseiros! Está em movimento internamente na Polícia Rodoviária Federal, os trâmites para a aplicação das provas do concurso PRF, marcadas para o próximo dia 9 de maio. Há muita indecisão sobre o assunto, mas os governadores também estão se movimentando para a data seja mantida.
Concurso PRF: provas devem acontecer
Anteriormente, o atual Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas da Casa Civil, José Lopes Hott Junior, havia informado que não sabia se o calendário de provas do concurso PRF seria mantido.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa concurso PRF
- Adquira: Curso Online concurso PRF
Entretanto, uma rodada de conversas entre os governadores e a corporação, pode animar quem se inscreveu para o certame.
Nesta terça-feira (27), o superintendente da PRF no Amapá, Aldo Balieiro, esteve reunido com o governador do estado, Waldez Goes. Em suas redes sociais, ele falou sobre a reunião.
“Recebi hoje o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aldo Balieiro, para falarmos sobre a realização do concurso público da instituição, que está previsto para o dia 9 de maio. Nossa intenção é estarmos alinhados sobre os procedimentos de segurança sanitária que vão garantir a saúde dos amapaenses ao realizar as provas e também assegurar essa oportunidade de concorrer às vagas do concurso”, informou o governador.
Como os governadores e os chefes da PRF nos estados querem que o concurso aconteça, sem mais atrasos, as provas devem ser aplicadas sim no próximo dia 9, mas tudo depende das regras estabelecidas em cada estado para que isso aconteça.
Por exemplo, caso uma região não tenha condições de aplicação das avaliações, a corporação e o Cebraspe terão que optar por novo adiamento, uma vez que as provas são as mesmas para todos os estados.
Conversas no Tocantins
O secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins encaminhou um pedido para a Secretaria de Saúde subsidiar nota técnica a respeito da aplicação das provas.
A informação foi divulgada pelo próprio secretário durante reunião nesta quarta (28). Após a posição da autoridade sanitária, o comitê irá deliberar.
Pressão no Rio Grande do Norte
A maior resistência pode ser enfrentada no Rio Grande do Norte, uma vez que candidatos pediram “responsabilidade” por parte do governo do estado.
Isso aconteceu durante uma live da governadora do Estado, Fátima Bezerra, nesta quarta-feira (28). Entretanto, o governo ainda não se manifestou.
Concurso PRF: como serão as provas?
Os candidatos inscritos no concurso PRF passarão por várias etapas de seleção. A primeira etapa é composta por provas objetivas e discursivas, que são em caráter eliminatório e classificatório.
Serão 120 questões, entre ‘Certo’ ou ‘Errado’. De acordo com a correção da banca Cebraspe, uma questão errada anulará uma certa. As disciplinas serão:
- Bloco 1 – 55 itens
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Informática
- Noções de Física
- Ética no Serviço Público
- Geopolítica Brasileira
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Bloco 2 – 30 itens
- Legislação de Trânsito
- Bloco 3 – 35 itens
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Direitos Humanos e Cidadania
Os candidatos para serem aprovados nos exames objetivos, deverão alcançar, pelo menos, 15 pontos no Bloco I, 10 no Bloco II e 10 no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.
Além dessas, outras etapas serão aplicadas nos aprovados nas provas anteriores, sendo:
- Teste de aptidão física
- Avaliação de saúde
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos
- Investigação social
- Curso de formação
Concurso PRF: vagas e salários
O edital para concurso PRF 2021 está ofertando 1.500 oportunidades; serão mais de 500 nomeações para o Curso de Formação em 2022. Os salários iniciais podem ultrapassar os R$ 9,8 mil!
Entre as vagas ofertadas, 1.125 serão para ampla concorrência, 300 para candidatos negros e 75 vagas para PCD’s.
O Cebraspe foi escolhido como banca organizadora. As inscrições foram encerradas e cobrava taxa de R$ 180,00.