O último concurso Receita Federal publicou a convocação de excedentes! O edital foi divulgado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, marcando a etapa final do certame para os cargos de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário.
A convocação foi autorizada pelo Decreto nº 12.291, de 4 de dezembro de 2024, permitindo o chamamento de 520 novos candidatos. Com isso, a Receita Federal reforça seu quadro de servidores e encerra a lista de aprovados, sem possibilidade de novas chamadas.
Os convocados devem ficar atentos ao prazo para matrícula no CFP, que será realizada exclusivamente pela internet, no site da banca organizadora FGV, entre 28 de fevereiro e 10 de março de 2025. Confira a seguir todos os detalhes sobre essa fase decisiva do concurso!
Índice
Convocação de excedentes do concurso Receita Federal
A Receita Federal oficializou a convocação dos excedentes para o Curso de Formação Profissional (CFP), por meio de dois editais distintos no Diário Oficial da União. A convocação contempla 199 candidatos para Auditor-Fiscal e 321 para Analista-Tributário, totalizando 520 novos nomeados. Confira os detalhes:
- Edital de convocação do cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal
- Edital de convocação do cargo de Analista-Tributário da Receita Federal
Os candidatos chamados deverão seguir as instruções do edital para matrícula no Curso de Formação, que é etapa obrigatória e eliminatória do certame.
Como realizar a matrícula no CFP?
Os candidatos convocados devem realizar a matrícula no site da banca, seguindo os passos abaixo:
- Acesse o site da FGV.
- Clique em Matrícula no Curso de Formação Profissional;
- Preencha os dados obrigatórios no formulário de inscrição.
- Envie os documentos exigidos conforme orientações do edital.
- Acompanhe a confirmação da matrícula e as próximas etapas.
O não cumprimento do prazo de matrícula ou a ausência no CFP resultará na eliminação do candidato do concurso.

As matrículas devem ser feitas exclusivamente online, por meio do site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso. O período de inscrição vai das 12h de 28 de fevereiro até 18h de 10 de março de 2025.
O CFP, de caráter eliminatório, terá duração de 240 horas, incluindo 4 horas destinadas à Prova Objetiva Final. O curso será realizado entre 31 de março e 25 de abril de 2025, com a prova final agendada para o dia 21 de abril, das 14h às 18h (horário de Brasília/DF).
Será considerado aprovado no Curso de Formação Profissional o candidato que, cumulativamente, obtiver, no mínimo:
- 50% (cinquenta por cento) do total da Prova Objetiva Final;
- 75% (setenta e cinco por cento) de frequência durante o Curso de Formação Profissional.
É valido destacar que, com a nomeação dos 520 aprovados, a lista estará encerrada, não havendo mais aprovados para serem chamados.
Concurso Receita Federal em 2025
A Receita Federal do Brasil confirmou que enviou um novo pedido de concurso Receita Federal ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em 2024, sem especificar o número de vagas pretendidas. O órgão destacou que solicita anualmente novas seleções para recomposição do quadro de servidores, devido a defasagem de funcionários. A medida visa garantir um quadro funcional completo e capacitado, fortalecendo as operações da Receita Federal.
Portanto, existe a possibilidade de um novo concurso Receita Federal em breve!
Como foi o concurso Receita Federal 2022?
O último concurso Receita Federal ocorreu em 2022 sob organização da FGV. O certame ofereceu 699 vagas de nível superior para a carreira de Auditor-Fiscal e Analista-Tributário, com lotação conforme a necessidade do órgão.
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e prova discursiva, além da Pesquisa de Vida Pregressa e do Curso de Formação Profissional, ambas etapas eliminatórias. A prova objetiva contou com 140 questões de múltipla escolha, divididas entre conhecimentos básicos (como Língua Portuguesa, Matemática, Administração e Contabilidade) e conhecimentos específicos.
Para aprovação, os candidatos precisavam acertar no mínimo 50% das questões em cada área e não obter nota zero em nenhuma disciplina.
Segundo a banca organizadora FGV, o certame contou com a participação de 156.373 candidatos inscritos.