O concurso Receita Federal vem sendo aguardado há meses e agora poderá ganhar uma solução para que seja autorizado. Uma redução no número de vagas poderá ser positiva para o aval. Com isso, poderão ser ofertadas cerca de 250 vagas apenas. Entenda!
- Confira: Guia como montar um mapa mental (Grátis)
Concurso Receita Federal: redução de vagas pode ser positiva para aval
A luta por um novo edital do concurso da Receita Federal continua e agora, uma novidade poderá fazer com que ele seja autorizado.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso Receita Federal
Em meio a poucas movimentações, uma possível redução no número de vagas poderá ser positiva para o aval do concurso.
A possibilidade começou a ser estudada após a autorização do concurso CGU, que saiu sem previsão orçamentárias, condicionada apenas no PLOA 2022.
A Receita Federal não perdeu tempo e, assim que o aval da CGU saiu, o órgão correu e começou a refletir sobre um possível pedido para apenas 250 vagas.
“É um concurso com pouca gente… já está alinhavado a possibilidade de sair concurso nesse formato”, afirmou.
Segundo o Sindifisco, as 250 vagas seriam para as regiões de fronteiras, possivelmente para preencher demandas do concurso de remoção, que deve acontecer em breve.
Segunda redução do concurso Receita Federal, caso se concretize
Caso seja concretizado a redução de vagas, esta seria a segunda desde que o concurso da Receita Federal foi anunciado.
A previsão inicial era de 03 mil vagas, depois, uma readequação trouxe a previsão de 699 oportunidades, sendo:
- 230 vagas para Auditor-Fiscal; e
- 469 vagas para Analista-Tributário
Entretanto, nenhum dos dois pedidos teve aval do Ministério da Economia e o concurso segue apenas previsto e aguardado.
Das 250 vagas, que possivelmente serão apresentadas, ainda não se sabe a distribuição e os cargos que serão ofertados.
Secretário da Receita discutirá aval com ministro Paulo Guedes
O concurso da Receita Federal será discutido pelo secretário do órgão, juntamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
A informação foi confirmada ainda em agosto e a expectativa é que isso ocorra muito em breve.
Segundo a Administração da Receita, o secretário ainda não discutiu a pauta com o ministro. As vagas continuam previstas para um novo edital ainda em 2021.
E o Sindifisco demonstrou a sua insatisfação publicamente quanto à demora nesta autorização para a Receita, apontando “tamanho desprestígio”.
“Isso está parado há semanas”, diz o sindicato. “De nada adianta o órgão alcançar resultados que deveriam lhe trazer reconhecimento, como recordes sucessivos de arrecadação e recorde de apreensões de drogas, se não há, por parte da administração, a capacidade de transformá-los em fortalecimento institucional”, afirmou o Sindifisco.
‘Aval este ano ainda é possível’
É o que diz o coordenador de Tecnologia da Informação (Cotec), Juliano Brito da Justa Neves. Em agosto, ele afirmou que isso era possível.
Juliano disse que há tempo hábil para a realização do concurso, mas garantiu que a nomeação dos candidatos está mantida para ocorrer em 2022, antes das eleições presidenciais.
Concurso Receita Federal: Edital em setembro?
A intenção da Receita Federal é que o edital fosse lançado em setembro, para que não houvessem mais atrasos.
Mas, com os prazos se apertando, é possível que o edital não saia este mês, aliás, quase certeza, uma vez que ainda terá que formar comissão e escolher banca organizadora.
Por que não é possível nomear em 2021?
De acordo com o Sindifisco Nacional, a Administração da Receita Federal informou que o prazo para nomeações ainda em 2021 se esgotou em 7 de julho.
“Segundo informado pela administração, não há mais tempo hábil para que todos os prazos e trâmites legais sejam cumpridos, visando à nomeação até o dia 31 de dezembro deste ano”, afirmou.