Atenção concurseiros! O que era para ser uma semana decisiva para o concurso Receita Federal gerou ainda mais dúvidas. Uma reunião com o Ministro Paulo Guedes não mostrou avanços do certame. Aval esperado é para 699 vagas.
Concurso Receita Federal: o que aconteceu na reunião?
Os concurseiros e a própria Receita Federal estão aguardando muito ansiosamente um novo edital de concurso público para 2022.
- Adquira: Apostila Concurso Receita Federal
E o que era pra ser uma semana decisiva sobre a seleção, gerou ainda mais dúvidas após um encontro entre o Sindifisco, pela pessoa do presidente da entidade, Isac Falcão, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Assim, a reunião aconteceu nesta quinta-feira, 13 de janeiro. A expectativa era de que, além da realização do concurso, o encontro tratasse dos seguintes assuntos:
- sobre a regulamentação do bônus de eficiência, fruto de acordo salarial firmado em 2016;
- cortes orçamentários aprovados no PLOA 2022, que comprometem o funcionamento da Receita Federal;
- necessidade de recomposição imediata das perdas inflacionárias acumuladas desde o último reajuste do vencimento básico;
- dentre outros temas.
Entretanto, o concurso público para o órgão se quer chegou a ser tratado no encontro, o que gerou ainda mais dúvidas nos concurseiros!
Assim, mesmo sendo pauta do presidente da Receita, o assunto foi muito pouco tratado na reunião com o ministro Paulo Guedes.
O presidente do Sindifisco afirmou que o encontro foi “frustrante”, uma vez que o ministro não apresentou uma solução para a questão do orçamento.
Assim, o sindicato explicou que isso coloca em risco o funcionamento da Receita Federal.
Outro tema, a regulamentação do bônus, também não foi bem aceito por Guedes; ele afirmou entender e considerar justo o pleito dos auditores-fiscais, mas que “o momento não é adequado” para um decreto.
Secretário também vai cobrar concurso em reunião com Guedes
Uma nova oportunidade para tratar sobre o concurso público da Receita Federal acontecerá em breve.
Isso porque o novo secretário do órgão, Julio Cesar, prometeu que irá levar a pauta de autorização para o ministro Paulo Guedes na próxima reunião.
A informação foi repassada pelo próprio Sindifisco Nacional após reunião no dia 5 de janeiro, juntamente com o secretário da Receita, além de vários representantes sindicais.
A 2ª vice-presidente, Natália Nobre, disse que o órgão não pode aceitar o ano eleitoral como entrave para a realização do concurso.
Ela ainda citou que os últimos editais foram realizados em anos eleitorais, em 2012 e 2014 e que os colegas das fronteiras necessitam de mais pessoal.
Autorização do concurso pede 699 vagas
O aval pedido para o concurso da Receita Federal é para 699 vagas. Anteriormente, entretanto, um pedido havia sido enviado para preenchimento de 3 mil vagas, mais caiu o número.
Assim, o ofício foi enviado ao setor de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia. Serão 230 vagas de Auditor-fiscal e 469 de Analista-tributário.
Além disso, os cargos exigem nível superior. Entretanto, o Ministério da Economia ainda não se posicionou sobre a autorização do edital.