Na última sexta-feira, 7 de maio, a Seap PA (Secretaria de Administração Penitenciária do Pará) assinou o contrato com o Cetap, banca organizadora do concurso Seap PA.
A assinatura do contrato da banca é uma das últimas etapas para realização do concurso. O contrato foi assinado pela titular da Seplad (Secretaria de Estado de Planejamento e Administração), Hana Ghassan, e pelo secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
A previsão é que o edital seja publicado até o final de junho. São 1.646 oportunidades para Agente Penitenciário. O cargo requer o ensino médio completo para investidura.
Resumo do Concurso Seap PA
Conforme o Projeto Básico do concurso, 30% das vagas poderão ser reservadas para mulheres, pela necessidade da atuação na revista pessoal em unidades prisionais.
O valor da taxa de inscrição será de no máximo R$ 86,66. O último edital, em 2017, trouxe como requisito para o cargo a CNH na categoria “D” ou “E” e o salário inicial dos Agentes foi de R$ 2.669,70 com benefícios.
O governo do Pará pretende investir na área de Segurança Pública, tornando-a sua prioridade. O avanço do novo concurso público, é um ótimo fator para desenvolvimento no estado, pois influencia na melhoria do bem estar da população.
Além disso, o titular da Seap, Jarbas Vasconcelos, disse que espera que o sistema prisional continue mudando para melhor, e seja o melhor do país.
Ademais, Ghassan afirma que, o contrato com a banca organizadora reafirma o compromisso com a sociedade, sempre visando a melhora da segurança pública, e além disso, incentivar o ingresso no serviço público através de concurso.
Etapas do concurso
Também consta as etapas do concurso no Projeto Básico. Serão 5 etapas, sendo elas:
- Prova Objetiva e Discursiva;
- Avaliação Psicológica;
- Exame Médico;
- Prova de Aptidão Física;
- Investigação de Antecedentes Pessoais.
As disciplinas que serão cobradas, não foram divulgadas. As etapas, no entanto, serão realizadas nos polos de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira, segundo o documento.
Entretanto, a etapa de investigação de antecedentes pessoais ocorrerá apenas em Belém. Os aprovados no concurso, ainda passarão por um Curso de Formação Profissional, na cidade de Marituba.