Atenção concurseiros! Com provas marcadas para 24 de outubro, o concurso Seap PA (Secretaria de Administração Penitenciária do Pará) registra parcial de 34.777 candidatos para o cargo de Policial Penal. São 1.945 vagas!
Concurso Seap PA: número de inscritos e provas em outubro
As provas objetivas do concurso da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará estão marcadas para o dia 24 de outubro, com duração de 04 horas e 30 minutos. Confira o que já se sabe:
- Adquira: Apostila Concurso Seap PA
- Adquira: Curso Online para Concurso Seap PA
Número de inscritos
Ao todo, 34.777 candidatos se inscreveram para o cargo de Policial Penal. É o número que consta na lista provisória de inscritos, publicada nesta segunda-feira (20).
Vale destacar que a listagem completa está disponível no Diário Oficial e no site do Cetap (Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional), banca organizadora da seleção.
A capital Belém foi escolhida como local para realização dos exames por mais de 15 mil participantes, o que pôde ser escolhido no momento da inscrição.
Confira o número preliminar de concorrentes por cidade em que haverá aplicação das provas:
- Belém – 15.875
- Marabá – 10.481
- Castanhal – 4.015
- Santarém – 2.431
- Altamira – 1.146
- Itaituba – 829
Como apresentar recursos
Os candidatos que tiverem alguma divergência de informação poderão interpor recurso de 21 a 22 de setembro. Não perca o prazo!
A contestação deverá ser protocolada em formulário próprio, disponível na página do Cetap.
Além disso, é importante lembrar que quem não solicitar a correção cadastral no período determinado, não poderá alterar os dados após a homologação das inscrições.
Quando saem os locais de prova
Os locais e horários de aplicação das provas objetivas serão divulgados no próximo dia 28 de setembro.
Além disso, será publicada também, a homologação das inscrições, no mesmo dia, que confirmará o número exato e oficial de inscritos no certame.
Como serão as provas
Os candidatos inscritos deverão responder a 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Lei de Execução Penal – 4 questões;
- Noções de Direito Administrativo – 4 questões;
- Noções de Direito Constitucional – 4 questões;
- Noções de Direito Penal- 4 questões;
- Noções de Direito Processual Penal – 4 questões;
- Conhecimentos Específicos – 20 questões.
Por outro lado, na prova discursiva, os inscritos deverão elaborar um texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com pontuação que irá variar de 0 a 50 pontos.
Serão convocados para as outras etapas de avaliação, os concurseiros que alcançarem nota mínima na prova.
As próximas etapas são: avaliação psicológica, exame médico, prova de aptidão física, investigação de antecedentes pessoais.
Além disso, por fim, os selecionados nas etapas anteriores serão submetidos também a um curso de formação profissional, com previsão de início em março de 2022.
Concurso Seap PA: cargos, vagas e salários
O edital do concurso da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará foi publicado em 30 de junho, com a oferta de 1.945 vagas para Policial Penal.
Do total, 1.646 são para contratação imediata e 299 para formação de um cadastro de reserva.
Além disso, 1.292 vagas imediatas são para o sexo masculino e 354 para o sexo feminino. Já no cadastro de reserva são 234 para homens e 65 para mulheres.
A remuneração inicial será de R$ 2.810, mais benefícios, e o regime de trabalho será na escala 24×72.
As vagas são para as regiões de Araguia, Baixo Amazonas, Caeté, Carajás, Guarajá, Guamá, Lago Tucuruí, Marajó. Além de Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu.
Concurso Seap PA: requisitos básicos
Para se tornar um Policia Penal no Pará, o candidato deve apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, além dos requisitos:
- Ser brasileiro nato/naturalizado ou possuir os direitos inerentes a tal nas condições previstas no artigo 12, §1º da Constituição Federal; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1º do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
- Ter idade igual ou superior a dezoito anos;
- Provar o cumprimento das obrigações eleitorais e, no caso de candidato do sexo masculino, das obrigações militares;
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- Possuir a escolaridade exigida de nível médio completo e demais requisitos exigidos para o cargo;
- Gozar de aptidão física, mental e psicológica;
- Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário Estadual, Federal e Distrital;
- Não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, ou sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo ou emprego público por qualquer órgão público ou entidade nas esferas municipal, estadual ou federal;
- Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para verificação do acúmulo de cargo;
- Ter Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e D.