Atenção, concurseiros! O governador Elmano de Freitas anunciou um novo concurso SEAS CE (Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará), com 1.080 vagas. Veja detalhes da carreira de Socioeducador.
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Qual a função e o salário do Socioeducador no Seas CE?
Sendo assim, o próximo concurso para o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará ofertará 1.080 vagas para dois cargos
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
Serão 964 oportunidades de nível médio, para Socioeducador, e 116 de nível superior para a carreira de Analista Socioeducativo.
Assim, o cargo de Socioeducador exige, além do nível médio de formação como escolaridade, a Carteira de Habilitação, categoria “B”.
Posteriormente, quando de contratado, o salário inicial do cargo é de R$ 2.200,00, para desempenhar as seguintes funções :
- Participar da elaboração dos planos de intervenção para o desenvolvimento da ação socioeducativa personalizada junto aos adolescentes;
- Participar da elaboração dos diferentes planos de ação realizados na unidade;
- Recepcionar os adolescentes recém chegados, efetuando o seu registro, assim como de seus pertences;
- Providenciar o atendimento às necessidades de higiene, asseio, conforto, repouso e alimentação do adolescente;
- Zelar pela segurança e bem-estar dos adolescentes, observando-os e acompanhando-os em todos os locais de atividades diurnas e noturnas;
- Acompanhar os adolescentes nas atividades da rotina diária, orientando-os quanto a normas de conduta, cuidados pessoais e relacionamento com outros internos e funcionários;
- Relatar no diário de comunicação interna o desenvolvimento da rotina diária, bem como tomar conhecimentdos relatos anteriores;
- Realizar atividades recreativas, esportivas, culturais, artesanais e artísticas planejadas em conjunto com a área pedagógica;
- Auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas, orientando os adolescentes para que mantenham a ordem, disciplina, respeito e cooperação durante as atividades;
- Prestar informações ao grupo técnico sobre o andamento dos adolescentes para compor os relatórios e estudos de caso;
- Acompanhar os adolescentes em seus deslocamentos na comunidade, não descuidando da vigilância e segurança;
- Inspecionar as instalações físicas da unidade, recolhendo objetos que possam comprometer a segurança; entre outras atividades.
Veja detalhes do cargo de Analista Socioeducativo, aqui!
Quando sai o edital do concurso Seas CE?
Portanto, recentemente o governador do Ceará , Elmano de Freitas, anunciou um novo concurso para o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do estado.
E, aliás, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) foi definida como banca organizadora. Portanto, é possível que o edital possa ser publicado no primeiro semestre de 2024.
Vale destacar que o extrato de dispensa de licitação, que confirmou a contratação da empresa, foi divulgado nesta quarta-feira, 29 de novembro.
“Nós sabemos que temos uma obrigação legal de realização do concurso. Mas temos a obrigação moral de garantir que o sistema socioeducativo cearense seja por concurso para garantir uma política permanente de Estado para melhor cuidar dos nossos jovens, dos nossos adolescentes que precisam da nossa ajuda”
O que estudar para as provas do concurso SEAS CE?
Enquanto o edital não sai, o último pode ser usado como base de estudos. Então, realizado em 2021 para o preenchimento de 173 vagas de nível médio e superior, ele teve:
- Nível Médio
- Socioeducador: 143 vagas
- Nível Superior
- Assistente social: 9 vagas
- Psicólogo: 16 vagas
- Pedagogo: 5 vagas
Vemos que houve vagas para o cargo de Socioeducador. Os inscritos, na época, passaram por provas objetivas e de títulos.
Assim, a prova objetiva esteve formada com 50 questões de múltipla escolha. Então, veja as disciplinas cobradas e se prepare desde já:
- Língua Portuguesa (10);
- Direitos Humanos (15);
- Legislação Especial (15);
- Regimento Interno das Unidades da SEAS (10).
Por outro lado, na prova de títulos, foram considerados os seguintes aspectos para a soma da pontuação:
- Nível Superior
- Curso de Doutorado;
- Curso de Mestrado;
- Curso de Especialização (lato sensu);
- Experiência Profissional em Sistema de Atendimento Socioeducativo (na área de Socioeducação, trabalho em Centros
Socioeducativos com medidas socioeducativas de restrição ou privação de Liberdade – Internação, Internação Provisória ou Semiliberdade).
- Nível Médio
- Experiência Profissional em Sistema de Atendimento Socioeducativo (na área de Socioeducação, trabalho em Centros Socioeducativos com medidas socioeducativas de restrição ou privação de Liberdade – Internação, Internação Provisória ou Semiliberdade).
Por fim, confira mais detalhes do último edital: Edital SEAS CE 2021