Um PL que autoriza a criação de cargos foi aprovado e o concurso Secult PB (Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba ) pode sair em breve. Estão autorizadas 33 vagas e previsão de edital em outubro.
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quando sai o edital do concurso Secult PB?
Portanto, autorizado, o novo edital para o concurso público da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba pode pintar em breve.
Lembrando que ele havia sido anunciado pelo secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira; Ele citou que em outubro serão abertas mais de 250 vagas, sendo 33 à Secult.
E um grande passo foi dado nesta semana! Isso porque o governador João Azevêdo sancionou a lei que cria o quadro efetivo da Secretaria de Cultura.
O projeto, que já tinha ganhado aprovação, por unanimidade, na Assembleia Legislativa, cria vagas para os seguintes cargos:
- técnico administrativo;
- gestor público;
- analista em gestão cultural em várias áreas;
- antropólogo;
- arqueólogo;
- museólogo;
- paleontólogo;
- restaurador;
- arquivista;
- bibliotecário; e
- historiador.
A criação desses cargos, então, pode ajudar para que um novo edital possa sair em breve. No anúncio do secretário, anteriormente, as 33 vagas seriam para:
- Gestão Cultural
- Antropólogo
- Arqueólogo
- Museólogo
- Paleontólogo
- Restaurador
- Bibliotecário
- Historiador
Além disso, o governador ainda anunciou, na terça-feira (05/09), a destinação de R$ 50 milhões em editais voltados para o segmento.
“Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão para continuar prestando o melhor serviço à população e garantindo a eficiência e qualificação do atendimento. A cultura do nosso estado tem recebido uma atenção especial do governo, seja com obras, incentivos e políticas públicas para apoiar um setor importante da nossa economia e para a nossa história”, comentou o gestor estadual.
Confira a autorização do PL, aqui!
Nomeações em 2024
Previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o preenchimento das 33 vagas está previsto para exercício em 2024.
Ainda segundo o documento, a reposição de servidores será uma das prioridades administrativas para o próximo ano.
Por fim, destacamos que, caso seja publicado, o concurso público será o primeiro para a pasta, que esteve criada em 2011.
Como foi o último concurso Secult PB?
Posteriormente, quem se interessa pela nova seleção, poderá iniciar os estudos através do último edital do concurso Secult PB, publicado no ano de 2013.
Assim, a seleção na época ofertou 37 vagas e teve como banca organizadora o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.
Os candidatos passaram por provas objetivas (aplicadas à todos os cargos) e provas práticas (somente aos que concorriam a cargos que exigiam conhecimentos em instrumentos musicais).
Ademais, a objetiva teve de 40 a 50 questões; cada uma delas tinha quatro alternativas, com uma única resposta correta. Portanto, veja as disciplinas e comece a estudar: