Boa notícia concurseiros! A banca organizadora do concurso Sedu ES (Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo) está escolhida e será a Fundação Carlos Chagas (FCC). Previsão é para oferta de 1.500 vagas!
Concurso Sedu ES: banca definida, e o edital?
O edital do concurso da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo está cada vez mais próximo e deve ser divulgado em breve!
Isso porque a banca organizadora foi anunciada e será a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Assim, a banca foi oficializada em dispensa de licitação, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (6).
Sendo assim, a assinatura de contrato entre as partes é o próximo passo. Posteriormente, o cronograma será montado e trará as datas de inscrições e provas do concurso.
Somente depois de tudo isso é que o edital será publicado. Sendo assim, a estimativa é que seja divulgado ainda no primeiro trimestre de 2022, ou seja, até março.
Governador confirma edital
Anteriormente, em dezembro do ano passado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, havia informado que o edital não demoraria a ser publicado.
“No início do ano que vem, a gente lança o edital da Polícia Militar. Da Secretaria de Educação também não deve demorar muito”, disse Casagrande.
Assim, a fala foi durante entrevista ao portal Tribunal Online.
Cargos e provas
Além da banca, a dispensa de licitação confirmou outras informações importantes do edital, sobre cargos e etapas avaliativas.
Assim, serão oportunidades para as carreiras de Professor MaPB, Professor MaPP e Agente de Suporte Educacional.
Além disso, os inscritos no certame serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas em caráter eliminatório e classificatório.
Concurso Sedu ES: previsão é para 1.500 vagas
Sem ainda ter um número concreto, o concurso da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo tem previsão de ofertar 1.500 vagas.
Portanto, devem ser 900 vagas para Professores e 600 para Agentes de Suporte Educacional. Assim, confira a divisão:
- Professor MaPB (Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA): 800 vagas;
- Professor MaPP (professores em função Pedagógica): 100 vagas;
- Agente de Suporte Educacional: 600 vagas.
Vale destacar que os quantitativos foram informados pelo governo ao deputado estadual Bruno Lamas, mas ainda precisam ser confirmados.
Requisitos
Levando em consideração o último concurso para Agente de Suporte Educacional, o exigido é ensino médio completo.
Além disso, será exigido certificado de curso de informática básica (Windows, Word e Excel), com carga horária mínima de 40 horas.
Por outro lado, para Professores será exigido o nível superior na modalidade de Licenciatura Plena.
Como anunciado anteriormente, o concurso será ofertado para reposição de profissionais que se aposentaram ou foram exonerados dos cargos.
De acordo com o governador Renato Casagrande, parte dessa vacância é ocupada, atualmente, por docentes contratados em regime de designação temporária (DT).