Boa notícia concurseiros! O contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para ser a banca do concurso Sedu ES (Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo) foi assinado. Agora, o edital deve sair em breve; a previsão é para oferta de 1.500 vagas!
Concurso Sedu ES: banca contratada, e o edital?
É o que os concurseiros querem saber. E o edital do concurso da Secretaria de Estado da Educação do Espirito Santo está cada vez mais perto.
Isso porque o contrato entre a secretaria e a banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC), foi assinado.
O extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (10), ou seja, a última etapa antes da publicação do edital.
Assim, a vigência do contrato vai até janeiro de 2023 e a banca será a responsável pelas etapas do concurso.
Governador havia confirmado edital
Anteriormente, ainda em dezembro de 2021, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, havia informado que o edital não demoraria para ser publicado.
“No início do ano que vem, a gente lança o edital da Polícia Militar. Da Secretaria de Educação também não deve demorar muito”, disse Casagrande durante uma entrevista.
Como anunciado anteriormente, o certame será para reposição de profissionais que se aposentaram ou foram exonerados do órgão.
O governador afirmou que parte dessa vacância é ocupada, atualmente, por docentes contratados em regime de designação temporária (DT).
Cargos e provas
A dispensa de licitação que confirmou a banca organizadora, também confirmou outras informações importantes do edital.
Assim, serão ofertadas vagas para as carreiras de Professor MaPB, Professor MaPP e Agente de Suporte Educacional.
Além disso, os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas aplicadas em caráter eliminatório e classificatório.
Concurso Sedu ES: previsão é para oferta de 1.500 vagas
O concurso da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo tem previsão de ofertar 1.500 vagas. Entretanto, ainda nada está confirmado.
Portanto, as oportunidades devem ser 900 para Professores e 600 para Agentes de Suporte Educacional. Assim, confira a divisão:
- Professor MaPB (Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA): 800 vagas;
- Professor MaPP (professores em função Pedagógica): 100 vagas;
- Agente de Suporte Educacional: 600 vagas.
Os quantitativos foram informados pelo governo ao deputado estadual Bruno Lamas, mas só serão confirmados com a publicação do edital.
Requisitos
Se formos levar em consideração o último edital para Agente de Suporte Educacional, o ensino médio completo foi a exigência de escolaridade.
Além disso, os concurseiros precisam apresentar certificado de curso de informática básica (Windows, Word e Excel), com carga horária mínima de 40 horas.
Por outro lado, para a carreira de Professor será exigido o nível superior na modalidade de Licenciatura Plena.