Atenção concurseiros! As inscrições do concurso Sedu ES (Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo) se encerram nesta quinta-feira (15). A oferta é para contratação de temporários em um cadastro reserva, em cargos que exigem nível superior.
Sedu ES: como realizar inscrições?
As inscrições para o concurso da Sedu do Espírito Santo já estão abertas e podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 15 de julho.
Os cadastros devem ser feitos por meio do site de seleções do Espírito Santo, onde o candidato deve colocar seu CPF e realizar o cadastro.
Entretanto, em decorrência da pandemia do Coronavírus, fica vedada a inscrição de candidatos considerados do grupo de risco.
O que é preciso para se inscrever no concurso Sedu ES?
Para se inscrever a uma das vagas, é necessário que os concorrentes se atentem aos requisitos básicos, que são:
- possuir o pré-requisito definido no Anexo I do Edital;
- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- ter, na data de inscrição, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
- não se enquadrar nas vedações contidas nos Incisos XVI, XVII e parágrafo §10 do Artigo 37 da Constituição Federal de 1988, alteradas pela Emenda Constitucional Nº 19/98, no Decreto Nº 2724-R, de 06/04/2011, publicado no D.O. 07/04/2011 e Decreto Nº 4702-R, de 30/07/2020, publicado no D.O. 31/07/2020.
- não ter contrato temporário rescindido, por falta disciplinar, conforme item 3.9.
Concurso Sedu ES: vagas e salários
A seleção é para seleção de temporários em vários cargos, para formação de um cadastro reserva e contratação durante a vigência do certame.
Para a carreira de Técnico em Gestão de Pessoas, as oportunidades são graduados em Arquivologia, Biblioteconomia ou Psicologia. É preciso ter registro ativo no órgão regulador da área e o salário é de R$ 2.864,55, para jornada de 40 horas semanais.
Vale destacar que para Psicologia é necessário ter experiência de seis meses como Psicólogo na área de Recursos Humanos.
Enquanto isso, a oferta para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental são para graduados em Arquitetura, Engenharia Elétrica, Engenharia (com foco em Transporte e Logística), Engenharia Civil e Tecnologia da Informação.
Nestas, se atente aos requisitos. Todas as áreas (com exceção de TI), necessitam de registro ativo no Conselho da Classe e experiência de seis meses. Os salários são de R$ 6.403,81, para 40 horas semanais.
Para onde são as vagas do concurso?
Os contratados serão lotados para a sede da Secretaria de Educação do município de Vitória, capital do Espírito Santo.
O concurso ficará válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, mediante orçamento e necessidade de novos profissionais.
Como será a avaliação dos candidatos do concurso Sedu ES?
Os candidatos inscritos no concurso serão avaliados por meio de várias etapas, sendo: análise de títulos e avaliação comportamental e técnica.
Segundo o edital, a primeira fase serão consideradas: a experiência profissional e a qualificação acadêmica de cada candidato.
Sendo assim, a Secretaria de Educação utilizará as informações declaradas pelo candidato no ato da inscrição, que terão que ser comprovadas para efeitos de classificação e contratação.
Por outro lado, a segunda etapa será dividida em avaliação comportamental e avaliação de conhecimento técnico, ambas analisarão competências como proatividade, competência técnica e competência interpessoal.
Vale ressaltar que a avaliação de conhecimento técnico será realizada por uma entrevista semiestruturada que poderá ser remotamente.
A entrevista terá valor de 100 pontos e versará sobre a experiência profissional do candidato e sua compatibilidade com as atribuições do cargo pleiteado.
O documento ainda afirma que serão desclassificados os candidatos que obtiverem nota inferior a 60 pontos na entrevista semiestruturada.
Sedu ES também prepara novo concurso para efetivos
Um novo edital para efetivos também está previsto para 2021. O documento estava em fase de estudos, segundo informou a Secretaria no início do ano.
Além disso, o governador do Espírito Santo , Renato Casagrande, já tinha garantido a publicação do novo edital para contratação de professores.
Entretanto, o número de vagas e as carreiras que serão oferecidas ainda não foram revelados.