Atenção concurseiros! O contrato foi assinado com a banca Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), para o novo concurso Seduc AL (Secretaria de Educação de Alagoas).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14), em publicação no Diário Oficial do Estado.
Concurso Seduc AL: edital em junho
Após a assinatura de contrato com a banca, o secretário da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques Santos, afirmou que o edital será publicado em junho deste ano.
Além disso, ele confirmou que as provas acontecerão em setembro. Está prevista abertura de 3 mil vagas para Professores de diversas áreas. Para concorrer, o candidato deverá ter a licenciatura na área desejada.
“São todas as especialidades, a princípio pode ter um detalhe adicional, do concurso anterior”, afirmou o secretário.
Segundo a tabela do magistério de 2018, os salários para os Professores variam entre R$ 1.381,21 (licenciatura curta e jornada de 20 horas) e R$ 5.067,56 (mestrado e jornada de 40 horas).
Tendo como base, o último edital, é possível que as vagas sejam distribuídas entre as seguintes áreas:
- Artes;
- Biologia;
- Ciências;
- Educação Física;
- Filosofia;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Inglês;
- Matemática;
- Português;
- Química; e
- Sociologia.
“Como fizemos da última vez o concurso para 800 vagas e contemplou todas essas áreas, o concurso para 3 mil vagas, que estamos realizando agora, vai incluir todas essas áreas, e, eventualmente, se tiver uma área nova ela será incluída”, explicou.
De acordo com o governador Renan Filho, a política de concursos regulares será adotada na Secretaria de Educação de Alagoas . O certame é aguardado desde o ano de 2019.
Último concurso para a Educação
Publicado em 2017, o último concurso Seduc de Alagoas ofertou 850 vagas para Professores efetivos. A seleção atraiu cerca de 14.300 candidatos inscritos.
O último certame também contou com a organização da banca Cebraspe, o que pode ser um ponto positivo para quem deseja já iniciar os estudos para o próximo certame.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação de títulos e perícia médica.
Os exames objetivos foram de múltipla escolha e seguiram o modelo tradicional da banca, onde os candidatos tinham que julgar 120 itens como “certo” ou “errado”. Foram pedidas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Legislação;
- Tecnologias Educacionais e competências socioemocionais; e
- Conhecimentos Específicos.
Já em junho de 2020, Alagoas realizou um processo seletivo com mais de 160 vagas temporárias. Todas essas oportunidades foram para cargos de nível superior, nas seguintes áreas:
- Desenvolvimento Educacional e Social;
- Gestão e Negócios;
- Informação e Comunicação;
- Controle e Processos Industriais;
- Infraestrutura;
- Produção Cultural e Design;
- Recursos Naturais; e
- Turismo, Hospitalidade e Lazer.