Concurso Seduc AL: edital Professor

icone calendario 18 nov 2024

Novidades sobre o concurso Seduc AL

Um novo certame Seduc AL para o magistério pode sair em breve! A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE AL) deu parecer favorável à seleção.

O próximo passo será o encaminhamento do processo ao Gabinete Civil para superior consideração do Chefe do Poder Executivo Estadual. As expectativas são positivas, tendo em vista que o governador Renan Filho já se mostrou favorável à seleção.

Em dezembro, o governador garantiu novos concursos no estado com, pelo menos, 4.500 vagas destinadas à Saúde e à Educação. Dessas, 3 mil seriam para professores.

Sendo assim, com o parecer favorável da PGE, publicado no Diário Oficial do Estado, o governador deve receber o processo em breve para dar o aval. 

Vale destacar que o objetivo do novo edital é repor vacâncias, não sendo, portanto, impedido pelo estado de calamidade pública. O despacho da PGE também fala em adequação ao orçamento estadual.

Os professores da Rede estadual atualmente tem remuneração inicial de R$ 2.195,13, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para ingressar na carreira pode ser exigido o curso Normal ou licenciatura, dependendo da especialidade, que ainda não foram divulgadas.

Seleção Seduc AL pode ser mantida regularmente

De acordo com Renan Filho, a política de concursos regulares será adotada na Secretaria de Educação. O certame é aguardado desde 2019.

“Será um ciclo de concursos públicos, em várias áreas, sobretudo as três principais. Nós vamos fazer concurso público para 3 mil professores, para a Saúde, com mais de 1.500 novas vagas, por conta das aberturas dos hospitais […] e vamos contratar mais policiais militares, civis, peritos oficiais e para a Procuradoria do Estado.”

É importante lembrar que, além da Saúde e da Educação, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag AL) já confirmou oito editais para 2021. A Nova Concursos preparou um edital com todas as informações sobre as oito seleções para 2021.

Em junho de 2020, Alagoas realizou um processo seletivo com mais de 160 vagas temporárias. Todas as oportunidades foram para cargos de nível superior. Em 2017, a Secretaria ofertou 850 vagas para professor. 

Notícias relacionadas