Boa notícia, concurseiros! Saiu o edital do concurso Seduc CE com oferta de 341 vagas de Professor e salários iniciais de até R$ 6,1 mil. Confira!
Resumo do Edital
- Vagas: 341
- Cargo: Professor
- Escolaridade: Nível Superior
- Banca: CEV/UECE
- Salário: R$ 6.147,69 + auxílio alimentação
- Período de inscrições: 03/09/2023 até 02/10/2023
- Taxa: R$ 120,00
- Prova: ainda não foi definida
- Edital
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Como se inscrever no concurso Seduc CE?
Para se inscrever é necessário acessar o site da Universidade Estadual do Ceará (CEV/Uece), entre os dias 3 de setembro e 2 de outubro de 2023, preencher o formulário com os dados solicitados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 para que a candidatura seja homologada.
Haverá isenção da taxa para os candidatos que se enquadrarem nas seguintes condições:
- Doador de sangue no Estado do Ceará;
- Aluno que estuda ou concluiu seus estudos em Entidade de Ensino Público;
- Pessoa com Deficiência (PcD);
- Pessoa cuja família perceba renda de até 2 (dois) salários-mínimos;
- Pessoa hipossuficiente.
Vagas, cargos e salários
Ao todo, são ofertadas 341 vagas, sendo 200 vagas imediatas e 141 vagas para formação de um cadastro reserva para Professor do Ensino Fundamental e Médio em escolas de 14 etnias indígenas, são elas Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potyguara, Tabajara, Tapeba, Tapuya Kariri, Tubiba Tapuya, Tupinambá e Tremembé.
A carreira oferece remuneração inicial de R$ 6.147,69 e auxílio alimentação de R$ 15,87 por dia útil trabalhado, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Quais os requisitos para participar do concurso?
Para participar do concurso, é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
- Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo público;
- Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior
- Possuir aptidão física e mental compatível com o exercício oficial das atribuições do cargo de Professor, comprovada em inspeção médica realizada pela Perícia Médica Oficial do Estado do Ceará;
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos na data da posse no cargo;
- Apresentar declaração negativa de antecedentes criminais (estadual e federal);
- Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos;
- Apresentar declaração de bens;
- Não ter sido punido em processo disciplinar, mediante decisão da qual não caiba recurso no âmbito administrativo, por ato lesivo ao patrimônio público, em qualquer esfera de governo;
- O candidato nomeado tem o dever de manter residência na comunidade indígena onde está localizada a unidade escolar para a qual foi aprovado.
Como é o trabalho do Professor da Seduc CE?
Cabe ao candidato aprovado, a realização das seguintes atividades:
- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
- Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
- Zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
- Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
- Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Como serão as provas do concurso Seduc CE?
Os candidatos serão avaliados por meio de três etapas, são elas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
A prova objetiva consistirá em 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sendo apenas uma resposta considerada correta, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Educação Brasileira;
- Educação Escolar Indígena;
- Conhecimentos Específicos.
Já a prova prática consistirá em uma avaliação prática com três examinadores, sendo um professor da área de opção do candidato, um especialista em temática indígena e uma pessoa com qualificação de liderança indígena.
Posteriormente, os classificados terão seus títulos analisados de acordo com a seguinte tabela:
Após homologada, a seleção permanecerá válida pelo prazo de dois anos, que poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.