Foi anunciado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que o concurso Seduc RS (Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul) está sendo autorizado e irá preencher 1.500 vagas.
Autorização do concurso Seduc RS
Está confirmada a realização do novo concurso Seduc RS. No início de janeiro, o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, relatou que o certame estava no radar do governo estadual.
E no dia 14 de janeiro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou a realização do concurso Seduc RS, anunciando o planejamento do estado para contratar mais de 3.000 servidores em 2021. Entre eles, 1.500 professores estaduais.
Conforme informações do chefe do Poder Executivo, o edital do concurso Seduc RS para preencher essas vagas já está autorizado. O certame é aguardado desde o ano de 2019, e já poderia ter saído, mas atrasou devido a pandemia de Covid-19.
De acordo com o governo estadual, mais de 4.000 aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Foram 3.463 aposentadorias só em 2019, e 559 aposentadorias em 2020.
Mediante a publicação do novo edital do concurso Seduc RS, o estado poderá repor essas vacâncias. Até porque, outros 2.000 servidores já aguardam análise e publicação de suas aposentadorias também. Com esse deficit, o quadro não consegue prestar atendimento plenamente às 2.384 unidades escolares gaúchas.
Edital poderá contemplar o magistério e outros cargos
De acordo com as informações do CPERS, na declaração sobre o concurso Seduc Rs é citado apenas as carreiras de magistério. Porém, a possibilidade de que no próximo edital seja considerado cargos de apoio administrativo, não é descartada.
“Para suprir necessidade de professores, especialistas e servidores na Rede Pública Estadual de Ensino, a partir do ano letivo de 2021, o Poder Executivo realizará concurso público, após estudo de viabilidade”.
A citação acima está na emenda aprovada para projeto de lei 392/2019, que concedeu a contratação temporária de mais de 5 mil professores até o final do ano. Entretanto, a Seduc RS ainda não divulgou o total de vagas e cargos que serão concorridos no concurso público para efetivos.