Boa notícia, concurseiros! Um novo Concurso SEDUC TO (Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins) está mais perto. Segundo a Secretaria de Administração, a seleção está em fase avançada. Previsão é para oferta de 5.644 vagas.
- Confira: Apostila Básico para Concursos
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Seduc TO: quando sai o edital?
Está chegando mais um concurso público para o Estado do Tocantins , desta vez para a Secretaria da Educação e Cultura do Estado.
Agora, segundo a Secretaria de Administração, o concurso está em fase avançada. Entretanto, ela não passou nenhum prazo.
Além disso, ela informou que o número de vagas já foi definido pela comissão e que agora estão sendo realizados os próximos trâmites. Veja os nomes da comissão:
- Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secad;
- Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secad;
- Jose Wellyngton Noronha Aguiar – Secad;
- Luciano Gomes dos Santos – Seduc;
- Aldeniza de Souza Moura – Seduc; e
- Celestina Maria Pereira de Souza.
Portanto, atualmente o grupo está trabalhando na escolha da banca organizadora. Assim, somente depois é que o edital poderá ser publicado.
Cabe recordar que a seleção já havia sido confirmada anteriormente, mas o Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, reforçou a decisão mais uma vez no dia 3 de outubro de 2022. Confira:
“O último concurso para a Educação ocorreu […] há muito tempo. Desde então, muitos professores se aposentaram e tivemos que colocar contratados temporários durante todo esse tempo. E, agora, faremos um novo concurso para dar segurança jurídica e regularizar a carreira destes profissionais”.
Edital exigido pelo MP
O edital do concurso Seduc TO vem sendo muito cobrado no Estado do Tocantins . O Ministério Público exigiu a realização, por meio de Ação Civil Pública, em novembro de 2019.
Segundo a ação, o edital deveria ser publicado em março de 2020, mas não foi o que aconteceu. E desde então, a secretaria não informou o motivo do atraso.
Em documento oficial, foi constatado que, até novembro de 2018, mais de 40% do quadro de pessoal da Secretaria de Educação do Estado era composto por contratados temporários.
Segundo o Promotor de Justiça Edson Azambuja, a contratação efetiva garante a observância do artigo 36 da Constituição Federal. Confira, ainda, a manifestação do Promotor acerca do assunto:
“Os detentores de contratos temporários ficam reféns das indicações políticas, fomentadas, em sua maioria, por políticos, violando os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativas”.
Vagas, cargos e salários do concurso Seduc TO
É importante que os concurseiros saibam que são poucos os detalhes revelados até agora. Entretanto, sabe-se que serão ofertadas vagas para Professores da rede pública estadual.
A possibilidade é de que haja a oferta de 5,6 mil oportunidades, uma vez que, de acordo com o MP TO, a Secretaria conta, atualmente, com cerca de 6,6 mil cargos vagos.
Ademais, vale a pena destacar que, para concorrer a essa carreira, é preciso possuir o nível superior de escolaridade com formação na área escolhida.
Em suma, o que se prevê é que sejam ofertadas oportunidades para as seguintes especialidades:
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Física
- Filosofia
- Geografia
- História
- Espanhol
- Inglês
- Matemática
- Química
- Sociologia
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Instrutor de Libras
- Intérprete de Libras
Além disso, os salários dos aprovados podem variar entre R$ 5.296 e R$ 6.362.