Boa notícia, concurseiros! Um novo concurso SEE MG está sendo preparado para 2023 e o edital é previsto para maio. E serão cerca de 20 mil vagas ofertadas; confira a divisão e os salários!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso SEE MG: quando sai o edital?
Sendo assim, um novo concurso está sendo preparado para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Por isso, se atente às informações!
Ainda não há previsão de quando ele será publicado, mas o edital pode sair ainda no primeiro semestre de 2023, até maio.
Vale destacar que uma comissão já havia sido formada, anteriormente, e continua trabalhando nos trâmites da seleção.
Ademais, de acordo com aviso publicado no dia 29 de março, o pregão para definição da banca organizadora começará no dia 13 de abril, as 10h.
Vale destacar que a banca é responsável por receber as inscrições em seu site e viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
Assim que a banca organizadora estiver definida, o edital poderá ser publicado, pois ficará eminente.
Lembrando que na última seleção para efetivos, que ocorreu em 2017, a Fumarc foi a organizadora escolhida.
Qual a distribuição de vagas e salários?
Assim, ao todo estão previstas 19.871 vagas. Portanto, veja os cargos que serão contemplados, a divisão das vagas e os salários:
A distribuição foi informada em novo documento publicado nesta semana, para que os trâmites continuem.
Vale destacar que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais divulgou, em janeiro deste ano, que o concurso ofertaria 20.008 vagas efetivas.
Porém, o projeto básico prevê 19.871 vagas. Procurada, a secretaria informou que voltou atrás e o número será esse mesmo.
Concurso SEE MG: como serão as provas?
Então, conforme o termo de referência, os candidatos serão avaliados através de três etapas, sendo provas objetiva e discursiva e avaliação de títulos.
Assim, a prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Portanto, conheça as disciplinas:
- Língua Portuguesa (10 questões);
- Matemática (05 questões);
- Conhecimentos específicos (20 questões);
- Legislação educacional (10 questões);
- Direitos Humanos (05 questões);
Por outro lado, na prova de redação será necessário elaborar um texto dissertativo sobre tema inédito e atual.
Já na prova de títulos, os candidatos poderão aumentar suas pontuações ao comprovarem especializações acadêmicas (como pós-graduações) e experiências profissionais.