Boa notícia, concurseiros! Um novo concurso SEE MG está sendo preparado para 2023 e o edital é previsto para maio. A banca foi confirmada! Serão quase 20 mil vagas!
- Confira: Livro de Questões Comentadas FGV
- Confira: Apostila SEE-MG 2022 – Professor de Educação Básica – Comum a Todos os Cargos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso SEE MG: banca definida e edital em breve
Portanto, o concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está cada vez mais perto de ser publicado.
Mais um passo foi dado nesta semana; a banca organizadora foi definida e homologada nesta segunda-feira, 17 de abril, por meio de pregão eletrônico.
Então, a vencedora do processo foi a Fundação Getúlio Vargas, que apresentou a proposta mais barata para aplicar as provas, sendo R$20.860.472.
Vale destacar que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o único que também enviou proposta para organizar o concurso.
Portanto, o próximo passo é a assinatura de contrato entre as partes e depois o edital se tornará iminente, podendo sair a qualquer momento.
Ainda não há previsão de quando ele será publicado, mas o edital pode sair ainda no primeiro semestre de 2023, até maio.
Perfil da banca FGV
A banca FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma das principais bancas examinadoras do Brasil. Portanto, é muito importante que o concurseiro conheça a banca, seus detalhes e segredos.
Além disso, é considerada uma banca difícil de prever, pois suas provas costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante.
Em primeiro lugar, ao estudar para FGV é importante saber que o foco dos assuntos cobrados na prova, vai variar de acordo com o cargo pretendido.
Sendo assim, o concurseiro precisa estar atento ao edital e estudar as especificidades da carreira de interesse.
Na Língua Portuguesa, normalmente interpretação de texto e e contextualização são muito cobrados. Então, adquira o hábito de leitura, pois são enunciados longos.
Além disso, veja os pontos vitais da banca:
- Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
- Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma ser reconhecida como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
- Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
- Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
- Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
- Prova discursiva: pode ser estruturada em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.
Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!
Qual a distribuição de vagas e salários do concurso SEE MG?
Assim, ao todo estão previstas 19.871 vagas no concurso. Portanto, veja os cargos que serão contemplados, a divisão das vagas e os salários:
A distribuição foi informada em novo documento publicado nesta semana, para que os trâmites continuem.
Vale destacar que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais divulgou, em janeiro deste ano, que o concurso ofertaria 20.008 vagas efetivas.
Porém, o projeto básico prevê 19.871 vagas. Procurada, a secretaria informou que voltou atrás e o número será esse mesmo.
Concurso SEE MG: como serão as provas?
Então, conforme o termo de referência, os candidatos serão avaliados através de três etapas, sendo provas objetiva e discursiva e avaliação de títulos.
Assim, a prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Portanto, conheça as disciplinas:
- Língua Portuguesa (10 questões);
- Matemática (05 questões);
- Conhecimentos específicos (20 questões);
- Legislação educacional (10 questões);
- Direitos Humanos (05 questões);
Por outro lado, na prova de redação será necessário elaborar um texto dissertativo sobre tema inédito e atual.
Já na prova de títulos, os candidatos poderão aumentar suas pontuações ao comprovarem especializações acadêmicas (como pós-graduações) e experiências profissionais.