Boa notícia, concurseiros! A banca organizadora do concurso SEED PR foi definida. A escolhida é o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). Isso indica que vem edital em breve!
A banca foi contratada por meio de uma dispensa de licitação e o extrato foi publicado no Diário Oficial do Paraná desta terça-feira, 23 de fevereiro.
De acordo com o documento, serão ofertadas 1.256 vagas para contratação de professores, sendo 1.109 vagas para Professor das disciplinas da Matriz Curricular e 147 oportunidades para a carreira de Professor Pedagogo, do Quadro Próprio do Magistério – QPM . Veja o documento!
Qual o perfil da banca?
A banca conta com uma dificuldade considerada média/alta, com questões que são formuladas por professores e doutores das mais diversas áreas.
Além disso, é conhecida por elaborar questões objetivas e diretas, de forma que geralmente não são encontradas pegadinhas ou questões polêmicas em seus enunciados.
A matéria mais cobrada pela banca é a de Língua Portuguesa, ou seja, é preciso estudar todos os pontos referentes a essa disciplina, visto que o IBFC é conhecido por cobrar tudo aquilo que propõe.
As questões costumam ter 4 alternativas, sendo apenas uma resposta considerada correta.
Quais as atribuições das carreiras?
Entre as atividades a serem exercidas pelos aprovados, estão as seguintes:
Professor das disciplinas da Matriz Curricular
- Participar na elaboração da proposta pedagógica da escola;
- Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos;
- Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
- Ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidas;
- Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
- Colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade;
- Desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e do processo de ensino-aprendizagem.
Professor Pedagogo, do Quadro Próprio do Magistério – QPM
Atividades de Suporte Pedagógico direto à docência na Educação Básica, voltadas para planejamento, administração, supervisão e orientação educacional, incluindo, entre outras, as seguintes atribuições:
- Coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica da escola;
- Administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros da escola, tendo em vista o atingimento de seus objetivos pedagógicos;
- Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
- Zelar pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes;
- Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
Como foi o último concurso SEED PR?
A última seleção foi publicada em 2013 e ofertou mais de 13.771 vagas para os cargos de Pedagogo e Professor nas especialidades de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Pedagogia, Português, Química, Sociologia.
Os aprovados foram remunerados com salários iniciais no valor de R$ 1.044,94, além de auxílio transporte no valor de R$ 304,00 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
- Redação: caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Didática: caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de Títulos: caráter classificatório;
- Avaliação Médica: caráter eliminatório.
A prova objetiva foi composta de 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta, acerca das seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Conhecimentos Específicos: 20 questões
- Fundamentos da Educação: 10 questões
Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem número de acertos igual ou superior a 24 acertos, bem como, 12 acertos na área de conhecimentos específicos, 4 acertos na disciplina de fundamentos da educação e 3 acertos na área de conhecimentos gerais.
A redação consistiu em um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre um determinado tema.
Até o ano de 2015, segundo o governo estadual, mais de 23 mil aprovados já haviam sido nomeados para os cargos efetivos.