O segundo concurso Seed RR pode ser lançado em breve ofertando 1.000 vagas para o magistério indígena!
- Confira: Plano de Estudos Passo a Passo (Grátis)
O certame tem uma banca escolhida desde janeiro, o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional), porém ainda não há um contrato firmado entre a Seed RR e a organizadora.
De acordo com informações, o contrato deve ser assinado ainda neste mês de julho e o edital será lançado logo em seguida.
A abertura dessa seleção será um grande avanço para a melhoria do ensino no Estado, segundo a coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr), Edite Andrade. Confira a fala da coordenadora:
“O seletivo que é feito a cada dois anos tem trazido bons resultados, mas, pedagogicamente, ter um profissional no quadro efetivo será bem melhor, pois não haverá rotatividade de professores. Eles poderão ter segurança e se dedicar ainda mais para fazer uma educação indígena de qualidade em nosso estado”.
Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima (Seed RR) já tem um outro edital aberto, com oferta de 650 vagas.
Concurso Seed RR: Edital publicado com 650 vagas!
Um edital de concurso Seed RR que oferta 650 vagas para professores com formação em diversas áreas está aberto. As áreas de formação exigidas são:
- Artes;
- Ciências Biológicas;
- Educação Física;
- Filosofia;
- Geografia;
- História;
- Língua Espanhola;
- Língua Inglesa;
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química; ou
- Sociologia.
Das 650 vagas, 566 são para ampla concorrência e 84 são para candidatos PcDs.
Os candidatos que forem aprovados e nomeados ao cargo receberão R$ 3.782,94 por mês.
As provas estão previstas para acontecer no dia 26 de setembro e os locais onde serão aplicadas estarão disponíveis no dia 20 de setembro no site da banca organizadora, IBFC.
Concurso Seed RR abrirá inscrições em julho!
As inscrições para o edital que já está publicado estarão abertas entre os dias 15 de julho e 16 de agosto. Os interessados poderão acessar o site da organizadora, o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), para se inscreverem.
Haverá uma taxa de R$ 100,00 a ser paga no ato da inscrição, porém os candidatos que forem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) ou que forem doadores de sangue terão direito à isenção do valor.
Como serão as provas do concurso?
O certame terá provas objetivas como forma de exame, além de uma redação e avaliação de títulos.
Tanto a Prova Objetiva quanto a Discursiva serão aplicadas no dia 26 de setembro.
A prova de múltipla escolha será dividida em blocos de questões sobre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Ao todo serão 60 perguntas.
As matérias cobradas em Conhecimentos Básicos serão:
- Língua Portuguesa;
- Didática;
- Psicologia da Educação;
- Legislação; e
- Noções de Informática.
Para aprovação, será necessário acertar 40% das questões de Conhecimentos Básicos e 60% das perguntas de Conhecimentos Específicos. Somente os candidatos que tiverem essas porcentagens terão a Prova Discursiva corrigida.