Governador de Alagoas autoriza o Concurso Sefaz AL para Auditores. A Comissão será formada até abril.
Conforme os relatos do órgão, a ideia é abrir mais vagas tanto para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual quanto para a carreira de Auditor de Finanças, Controle e Arrecadação!
Status do concurso Sefaz AL
O concurso Sefaz AL, que irá ofertar vagas para auditores, está oficialmente autorizado! O governador, Renan Filho, despachou o aval no início deste mês e o documento foi publicado na terça-feira, 2.
A autorização do Poder Executivo é um passo essencial para a realização da seleção. Agora, a Secretaria de Fazenda de Alagoas pode seguir com os demais trâmites preparativos do concurso.
Sendo assim, o próximo passo será a formação da comissão organizadora, grupo que ficará responsável pelo acompanhamento e organização do concurso desde o início até a homologação. A previsão é que isso possa ocorrer até abril.
- Adquira: Apostila Completa Sefaz AL
A autorização para a seleção Sefaz Al aconteveu dentro do previsto e até com certa antecedência. De acordo com o cronograma de planejamento para o certame, o aval seria publicado até 31 de março.
O edital com vagas para Auditores está previsto para ser publicado em julho e as provas devem acontecer em novembro. Essas são as datas estimadas.
Cebraspe poderá organizar a seleção Sefaz AL
Embora não tenha sido formalmente contratada, a banca organizadora do concurso Sefaz AL já está escolhida. De acordo com informações divulgadas pelo próprio secretário de Fazenda, George Santoro, a aplicação das provas será feita pelo Cebraspe.
O Cebraspe também organizou a última seleção para Auditores da Sefaz AL, em 2019. E o secretário de Fazenda confirmou que o novo edital seguirá os mesmos moldes do anterior.
Com isso, as provas terão o mesmo conteúdo programático, apenas com algumas alterações pontuais referentes às atualizações legislativas.
Provas do concurso Sefaz AL 2019
Sob organização do Cebraspe, o concurso Sefaz AL de 2019 teve duas etapas: provas objetivas e discursivas. A primeira, no modelo “certo ou errado”, tradicional da banca, foi aplicada em quatro horas e meia de duração. Eram 160 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Empresarial
- Direito Civil
- Direito Penal
- Direito Tributário
- Contabilidade Geral
- Contabilidade de Custos
- Economia
- Tecnologia da Informação
- Raciocínio Lógico
Além disso, foram cobrados conhecimentos específicos de cada carreira. Já a prova discursiva foi aplicada em três horas de duração e foi composta por dois estudos de caso, para cada cargo.
Para ser considerado aprovado na objetiva era necessário obter nota igual ou superior a 20 pontos na parte de Conhecimentos Básicos, a 18 pontos em Conhecimentos Específicos e 48 pontos ou mais no conjunto das avaliações.
Já na discursiva foi aprovado quem conseguiu 15 pontos ou mais. Os classificados foram contratados conforme o regime estatutário.
A seleção Sefaz AL 2019, que ofereceu 85 vagas, não foi o suficiente para suprir a necessidade de contratações, devido a alguns servidores terem migrado para outros estados.
Por essa razão um novo edital será publicado. O secretário George Santoro informou que não há mais cadastro de reserva a ser aproveitado, de maneira que a validade do concurso será encerrada.
“Sempre há risco de haver questionamentos na Justiça, mas estamos muito seguros devido à orientação da Procuradoria Geral do Estado.”
Mais de 8 mil pessoas fizeram as provas do concurso anterior. Entretanto, todas as 85 aprovadas dentro das vagas imediatas foram convocadas em setembro.