O secretário da Fazenda, informou o que falta para a publicação do edital do concurso SEFAZ AL (Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas).
Publicação do edital do concurso SEFAZ AL
O edital do concurso SEFAZ AL já teve diversas previsões para a divulgação. No mês de agosto, por exemplo, o órgão informou que trabalhava para publicar o documento ainda em setembro, o que acabou não ocorrendo.
Porém, nesta semana o secretário da SEFAZ AL, George Santoro, deu detalhes sobre o que falta para a divulgação do edital do certame.
Em sua rede social, em resposta a um seguidor, o secretário informou que o edital ainda está sendo analisado pela área Judicial da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AL). Mediante o aval do setor, o documento deverá seguir para a autorização do procurador. Somente após a conclusão do processo, o concurso deverá ser aberto.
O edital da seleção vem sendo aguardado desde o ano de 2017. Uma das últimas pendências para a divulgação do documento foi sanada no dia 21 de agosto de 2019, com a publicação do extrato de contrato entre a SEFAZ AL e o Cebraspe, empresa que será responsável pelo concurso.
No dia 03 de outubro, o governador de Alagoas, Renan Filho, assinou um decreto que alterava a comissão organizadora do certame. A equipe tem a responsabilidade dos trâmites do concurso e o diálogo entre a banca organizadora e a SEFAZ AL.
Ao todo, a seleção irá ofertar 85 vagas, sendo 60 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual e 25 vagas destinadas para a carreira de Auditor de Finanças e Arrecadação. Ambos os cargos têm a exigência que o candidato possua nível superior em qualquer área.
Além do edital previsto para este ano, a secretaria trabalha para que as provas do concurso SEFAZ AL ocorram no início de 2020. De acordo com o secretário George Santoro, é previsto que as provas sejam aplicadas no final do mês de janeiro.
A previsão foi dada em sua rede social no mês de setembro, após um seguidor perguntar se as provas do concurso seriam aplicadas no final de janeiro. Em resposta, o secretario disse “exato”, confirmando a previsão.
Salários do concurso SEFAZ AL
O governado Renan Filho, no início do mês de fevereiro, informou que o edital para o cargo de Auditor sairia até março, o que não aconteceu. A previsão para a realização das provas, segundo a secretaria, era de pelo menos 90 dias após a publicação do edital.
Os atrasos na divulgação do documento, ocorreram porque nos últimos meses a Procuradoria Geral do Estado avaliava o contrato entre a banca organizadora e a SEFAZ AL. No dia 02 de agosto, a contratação direta do Cebraspe (sem licitação) foi autorizada.
Para o cargo de Auditor de Finanças, o salário inicial previsto é de R$ 8.050,00. Já para a carreira de Auditor Fiscal, a remuneração será de R$ 9.000,00. A SEFAL AL, já informou que os candidatos deverão ser avaliados por meio de prova objetiva e prova discursiva, sendo composta pelas seguintes disciplinas:
Auditor Fiscal
Informática, Língua Portuguesa, Legislação Tributária do ICMS, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Penal, Contabilidade Privada, Estatística e Noções de Economia.
Auditor de Finanças
Informática, Língua Portuguesa, Economia, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Tributário, Finanças Públicas, Estatística, Contabilidade Pública e Raciocínio Lógico.