Concurso Sefaz DF para Auditor Fiscal é retomado após longa pausa . Veja as novas datas!
Vale ressaltar que o concurso foi suspenso ano passado, pouco tempo após a aplicação da prova objetiva, por conta do avanço da pandemia. O exame foi composto por 160 questões distribuídas, igualmente, entre conhecimentos gerais e específicos.
Novidades para o concurso Sefaz DF
Atenção aos inscritos no concurso Sefaz DF! Após seis meses de suspensão, foram retomadas as atividades do edital para a Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal . A confirmação foi publicada na última quarta-feira, 31, por meio do Diário Oficial do Estado (DODF).
Dessa maneira, o resultado final da prova objetiva será divulgado no dia 1º de junho deste ano. Já as provas discursivas estão previstas para 4 de julho, também em 2021.
- Adquira: Apostila Completa Sefaz DF
Relembrando as principais datas do concurso Sefaz DF
A divulgação do novo cronograma parcial só ocorreu devido ao final do prazo de suspensão.
Acompanhe a seguir as princiapis datas para entender melhor a situação do concurso para Auditor Fiscal:
- 02/02/2020 – Aplicação da primeira etapa, composta pelas provas objetivas
- 03/02/2020 – Divulgação dos gabaritos preliminares. Interposição de recursos no período de 4 a 17 de fevereiro.
- 26/03/2020 – Concurso é suspenso, mas com previsão de retomada em agosto de 2020.
- 01/09/2020 – Andamento do concurso é suspenso até dezembro de 2021, devido às medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal para a prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).
- 02/09/2020 – Secretaria de Estado de Economia revoga a suspensão do concurso Sefaz DF que iria até dezembro de 2021. Suspensão passa a valer até março de 2021.
- 31/03/2021 – Concurso retomado! Resultado final das provas objetivas no dia 1º de junho e provas discursivas no dia 4 de julho.
Concurso Sefaz DF: etapas e provas
Conforme edital, o concurso da Secretaria da Fazenda prevê três etapas. A prova objetiva e a prova discursiva, são de caráter eliminatório e classificatório. Já a avaliação de vida pregressa, de caráter eliminatório.
A prova objetiva da seleção foi composta de 160 itens, sendo 80 questões de conhecimentos gerais e 80 de conhecimentos específicos. O aprovado na prova objetiva terá a prova discursiva corrigida.
A prova discursiva, de acordo com o edital, contará com três questões sendo duas de conhecimentos específicos ao cargo e uma que correspondente à produção de uma dissertação com tema a ser proposto na prova. A prova terá caráter eliminatório e classificatório.
Prova Objetiva
A primeira etapa do concurso Sefaz DF foi composta por uma prova objetiva com 160 itens divididos igualmente em conhecimentos gerais e específicos. Os conhecimentos cobrados foram nas seguintes áreas:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa 10
- Conhecimentos sobre o DF 2
- Administração Pública 6
- Contabilidade Pública 8
- Direito Constitucional 8
- Direito Administrativo 8
- Economia e Finanças Públicas 10
- Direito Empresarial/ Penal/ Civil 10
- Tecnologia da Informação 8
- Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico 10
Conhecimentos específicos
- Direito Tributário 15
- Legislação Tributária 25
- Auditoria Fiscal do ICMS e ISS 20
- Contabilidade Geral e de Custos 15
- Direito Financeiro 5
Para ser classificado para a próxima etapa, a prova discursiva, o candidato deve estar classificado entre os 216 melhores colocados na lista de ampla concorrência ou até a 72ª posição, caso concorra às vagas reservadas a candidatos negros ou pessoas com deficiência.
Além disso, é preciso também atingir o aproveitamento mínimo de 60% em cada um dos blocos de disciplinas (48 questões).