Concurseiros que aguardam o concurso Sefaz MG, atenção! Circulam boatos nas mídias sociais acerca de um possível cronograma da nova seleção, que indica que o edital aguardado para o cargo de Auditor será publicado até o dia 1º de julho. Entretanto, a Secretaria não confirmou tais informações.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Portanto, as mídias sociais têm contado, nos últimos dias, com rumores acerca de um cronograma do concurso da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Ademais, segundo as especulações o edital seria publicado até 1º de julho, e a oferta de vagas seria a de 420 oportunidades.
Entretanto, a assessoria do órgão informou que ainda não existe um cronograma estabelecido, e que os detalhes acerca da oferta de oportunidades serão conhecidos com a publicação do edital. Sendo assim, conheça maiores informações abaixo!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso Sefaz MG: publicação do edital
Dessa forma, os recentes boatos acerca de um possível cronograma do concurso Sefaz MG para Auditor Fiscal indicam que o edital da seleção poderia ser publicado até o mês de julho, com provas que seriam realizadas entre setembro e outubro.
Além disso, as especulações também informavam que as nomeações dos aprovados ocorreriam em fevereiro de 2023, de maneira que o edital com oportunidades para a carreira de Gestor Fazendário poderia ser publicado antes de tais nomeações.
Ademais, os rumores ainda contavam com a previsão de 420 oportunidades para o cargo de Auditor Fiscal. Entretanto, a assessoria da Secretaria informou que nenhuma dessas informações foram confirmadas:
“Essa informação não saiu da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais. Nós não confirmamos nada do que tem sido divulgado nas mídias sociais”, comunicou o assessor de imprensa.
Sendo assim, é necessário que os concurseiros aguardem a publicação do edital para conferir as verdadeiras informações. Ademais, vale recordar que são poucos os trâmites que ainda impedem que isso aconteça, como a contratação de uma banca organizadora.
Além disso, no mês de fevereiro o secretário Gustavo Barbosa anunciou que o edital da seleção já estava pronto, de maneira que o documento realmente pode sair em breve.
Vagas, cargos e salários
Nesse sentido, o novo concurso da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais contará com oportunidades para o cargo de Auditor Fiscal, que exige o nível superior de escolaridade nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Economia.
Ademais, ainda não se sabe a quantidade de vagas a serem ofertadas, no entanto, durante entrevista o presidente do Sinfazfisco, Hugo René de Souza, havia comunicado que a oferta poderia ser de cerca de 300 vagas.
É igualmente essencial destacar que, de acordo com a folha de pagamento atual, os salários a serem recebidos pela carreira podem alcançar os R$ 30 mil.
Último concurso Sefaz MG
Por fim, vale recordar que o último concurso Sefaz MG para o cargo de Auditor ocorreu em 2005, quando também foram ofertadas vagas para Gestor Fazendário.
Dessa forma, foram disponibilizadas na época 500 oportunidades, sendo 100 para Auditor e 400 para Gestor.
Além disso, os inscritos nessa seleção foram avaliados por meio de provas objetivas e dissertativas, de maneira que para a primeira etapa foram respondidas questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:
Auditor Fiscal da Receita Estadual:
- Língua Portuguesa – 10
- Direito Constitucional – 5
- Direito Administrativo – 5
- Ética do Servidor na Administração Pública – 5
- Informática – 5
- Raciocínio Lógico-Quantitativo – 5
- Matemática Financeira – 5
- Estatística – 5
- Contabilidade e Auditoria – 30
- Direito Tributário – 10
- Legislação Tributária – 30
Gestor Fazendário:
- Língua Portuguesa – 10
- Direito Constitucional – 5
- Direito Administrativo – 5
- Ética do Servidor na Administração Pública – 5
- Informática – 5
- Raciocínio Lógico-Quantitativo – 5
- Matemática Financeira – 5
- Estatística – 5
- Contabilidade – 15
- Direito Tributário – 10
- Legislação Tributária – 30
Por outro lado, para a prova dissertativa os candidatos elaboraram uma redação que possuiu, no mínimo, 25 linhas acerca de um tema da atualidade.