Concurso Sefaz MT: Retificação no edital altera estrutura da prova!

Concurso Sefaz MT: Retificação no edital altera estrutura da prova!

As inscrições do concurso Sefaz MT (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso) continuam abertas; uma retificação alterou a estrutura da prova. São 30 vagas imediatas para Fiscal de Tributos Estaduais.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui e saiba mais!

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Concurso Sefaz MT: o que mudou?

Assim, quem está estudando para as provas do concurso da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso devem se atentar.

Isso porque o edital passou por diversas alterações, que foram divulgadas nesta quarta-feira, 22 de março.

Portanto, a principal alteração é em relação à divisão dos blocos de conhecimentos gerais e específicos, ou seja, estrutura da prova.

Posteriormente, confira abaixo como passou a vigorar a estrutura das provas após as alterações:

estrutura 1
Concurso Sefaz MT: Retificação no edital altera estrutura da prova! 3

Além disso, agora será considerado aprovado, para todas as áreas, o candidato que cumulativamente acertar, no mínimo:

  • 15 questões no módulo de conhecimentos gerais
  • 54 questões do total do módulo de conhecimentos específicos
  • e não obtiver nota igual a 0 em nenhuma das disciplinas: Direito Tributário, Legislação Tributária Estadual, Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos, Auditoria e Tecnologia da Informação

“As questões das provas serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes do Anexo I do Edital. O conteúdo programático contempla Legislação, Doutrina e Jurisprudência pertinentes aos temas. Se houver alteração legislativa após a publicação do edital, poderão ser exigidas nas provas”, explicou a banca na retificação.

Houve alteração ainda em relação a apresentação do laudo médico e para participação dos candidatos negros que optarem pelas vagas reservadas.

Confira a retificação completa, clicando aqui!

Quando e onde serão as provas?

Primeiramente é importante destacar que o concurso contará com duas etapas: provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Assim, as duas serão aplicadas no mesmo dia, na cidade de Cuiabá, no dia 04 de junho de 2023.

Ademais, as avaliações objetivas serão divididas em duas partes: PI, que será realizada de manhã, das 8h às 12h, e PII, a ser feita à tarde, entre as 14h30 e as 18h30, juntamente à prova discursiva.

Por fim, as provas objetivas contarão com 120 questões, todas de múltipla escolha e com cinco alternativas, dentre as quais apenas uma estará correta.

Por outro lado, a prova discursiva consistirá em 2 questões dissertativas e deverá ser escrita em até 30 linhas.

Quais as vagas, cargo e salário do concurso Sefaz MT?

A oferta do edital, então, é de 30 vagas imediatas, todas para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE).

Entretanto, do total, 3 vagas são reservadas a pessoas com deficiência (PcDs) e 6 a candidatos negros.

Além disso, haverá formação de cadastro de reserva, que poderá ser usado durante a validade do concurso, que é de 2 anos, podendo ser prorrogada.

Em outubro de 2022, a Secretaria contava com 119 vacâncias para a carreira. Diante disto, é possível esperar que os aprovados excedentes sejam convocados.

Os selecionados farão jus a salário inicial de R$ 30.063,76 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Requisitos

Para concorrer, é necessário ter nível superior de escolaridade. Além disso, o candidato deve preencher os seguintes critérios:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Gozar plenamente dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por inspeção médica oficial designada pela Junta Médica Oficial do Estado de Mato Grosso.

Como se inscrever no concurso Sefaz MT?

Os interessados poderão se candidatar até às 16h do dia 04 de abril, por meio do site da FGV (Fundação Getulio Vargas), banca organizadora da seleção.

Assim, para que o cadastro seja homologado, é necessário pagar uma taxa de R$ 250,00 até o dia 05 de abril de 2023.