Atenção concurseiros! Foi publicado o regulamento do Curso de Formação para Auditores Fiscais para o concurso Sefaz PR (Secretaria de Fazenda do Paraná). Edital segue previsto para 2022!
Concurso Sefaz PR: regulamento publicado, confira
Concurseiros devem ficar atentos aos trâmites do concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná . Um novo edital segue previsto para 2022!
A informação foi confirmada pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, ainda no primeiro semestre deste ano.
E, no último dia 15 de outubro, foi aprovado e publicado o novo regulamento do Curso de Formação para Auditores Fiscais.
Vale destacar que esta etapa costuma ser a última, antes da posse de um candidato aprovado em um concurso público da Sefaz PR.
O documento afirma que o curso terá duração de 288 horas e será composto por duas fases, todas realizadas na capital Curitiba.
E, durante a segunda etapa, haverá atividades externas em locais que serão informados ao longo do curso.
Lembrando que para ser aprovado é preciso alcançar as notas definidas nas provas aplicadas e a frequência mínima de 260 horas.
O curso terá três avaliações, sendo que cada prova terá duração de três horas e meia. Serão entre 20 e 30 questões de múltipla escolha.
Durante o curso de formação, os aprovados terão direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 7.171,94 por mês.
Comissão organizadora trabalha nos trâmites do concurso Sefaz PR
A comissão organizadora do concurso da Secretaria de Fazenda do Paraná foi formada ainda em agosto; ela estuda o cargo de Auditor Fiscal.
O regulamento que foi publicado no Diário Oficial do Paraná afirma que o grupo deverá dar andamento aos trabalhos já realizados pela equipe anterior, que havia sido formada em 2019.
Entre as atribuições da comissão, estão: estudo da necessidade de pessoal, número de vagas, incluindo as áreas de especialização que demandam maior quantidade de profissionais, e a escolha da banca organizadora.
É possível que o regulamento apresente duas provas distintas, sendo uma específica para a área de Tecnologia da Informação.
Os inscritos serão avaliados por meio de várias fases de seleção, sendo: inscrição preliminar; prova objetiva; prova subjetiva; inscrição definitiva; e prova de títulos.
Cargos vagos aumentam na Sefaz PR
De acordo com os últimos dados, em 2020 a secretaria somava mais de 800 cargos vagos em sua estrutura. Isso é prova que um novo certame é urgente!
Eram mais de 700 vacâncias no cargo de Auditor Fiscal e mais de 100 para Agente Fazendário.
Durante reunião com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado (Sindafep), em abril, o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, afirmou que a falta de pessoal era um dos principais problemas.
“A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo”, afirmou.
“(Cerca de) 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes”, explicou ele.