A deputada estadual Gleide Ângelo marcou uma reunião com a nova secretária de Defesa Social, Carla Patrícia para o final de janeiro, tendo como objetivo tratar os assuntos do novo concurso Segurança PE.
A deputada pretende discutir sobre o diagnóstico da Segurança Pública de Pernambuco com o objetivo de retomar o concurso.
“Falei com a nova Secretária de Defesa Social, a delegada federal Carla Patrícia e marcamos uma reunião para daqui a 15 dias. Levarei toda a estatística dos efetivos das 04 Operativas, de 2012 até hoje para que ela veja a defasagem de efetivo que esta gritante. Só na Polícia Militar, temos um efetivo de 3.500 policiais menor do que no ano de 2019”, disse Gleide, em vídeo compartilhado em suas redes sociais .
Recentemente, a deputada informou que o edital era aguardado para 2022, no entanto, o secretario da Fazenda, Décio Padilha não fez o orçamento para a seleção.
Sem o orçamento, não foi possível contratar a banca organizadora que de acordo com Gleide Ângelo, já havia sido definida e teria o nome divulgado em breve.
“O sentimento que fica é o da falta de compromisso com a segurança das pessoas. A SDS (Secretaria de Defesa Social) fez tudo, escolheu a Organizadora, fez os editais e a Secretaria da Fazenda diz, no último dia, que não tem como empenhar”, disse a deputada em suas redes sociais .
Dessa forma, será responsabilidade da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, seguir com os preparativos do concurso.
Em seu plano de governo, ela propôs ampliar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
- Confira: Curso Online PC PE – Agente e Escrivão
- Confira: Curso Completo PM PE – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso Segurança PE: Vagas previstas
No dia 8 de setembro de 2022, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara anunciou 4.741 vagas para concursos da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
A CPP (Câmara de Política de Pessoal da Secretaria de Administração) já autorizou formalmente a realização do concurso.
Confira a distribuição de oportunidades! 👇🏽
Polícia Militar:
- 2.400 vagas para soldados (praças);
- 180 vagas para oficiais.
Corpo de Bombeiros:
- 400 vagas para soldados (praças).
Polícia Civil:
- 1.200 vagas para agentes;
- 300 vagas para escrivães;
- 50 vagas para peritos papiloscopistas;
- 47 vagas para delegados.
Polícia Científica:
- 50 vagas para peritos criminais;
- 50 vagas para médicos legistas;
- 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
- 4 vagas para agentes de perícia criminal.
“Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.
Como foi o último concurso?
A última seleção foi publicada em 2018 e ofertou 580 vagas, sendo 500 vagas para soldados da Polícia Militar, exigência de nível médio e 80 vagas para oficiais, exigência de nível superior.
Além da escolaridade, foram requisitos básicos:
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
- Ser habilitado para a condução de veículos automotores;
- Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados através das seguintes etapas:
- Exame Objetivo
- Exame de Saúde
- Teste de Aptidão Física
- Avaliação Psicológica
A prova objetiva para a carreira de Soldado foi composta de 60 questões de múltipla escolha, acerca das disciplinas abaixo:
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Matemática: 10 questões
- Geografia: 10 questões
- História: 10 questões
- Direitos e Garantias Fundamentais: 15 questões
Em contrapartida, a prova para a carreira de Oficial foi composta de 70 questões. Confira a distribuição!
Oficial da PM PE
- Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias: 30 questões
- Conhecimentos Jurídicos: 40 questões
- Redação
Oficial do Corpo de Bombeiros
- Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias: 15 questões
- Matemática e suas Tecnologias: 15 questões
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 20 questões
- Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica: 20 questões
- Redação