Foram autorizadas 2.774 vagas para o Concurso Segurança RS (Rio Grande do Sul) para vários órgãos!
O anúncio foi realizado pelo governador do estado, Eduardo Leite, revelando ainda que as oportunidades serão destinadas a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto-Geral de Perícias.
De acordo com o governador os editais do Concurso Segurança RS serão lançados ao longo do ano de 2025 e as convocações estão previstas para ocorrerem entre outubro de 2025 e abril de 2026.
Cargos e vagas do Concurso Segurança RS
As 2.774 vagas autorizadas para o Concurso Segurança RS, pelo governador do Rio Grande do Sul, serão distribuídas da seguinte forma:
Índice
- Brigada Militar: 1.200 Soldados e 150 Oficiais
- Corpo de Bombeiros Militar: 400 Soldados
- Polícia Civil: 720 Agentes (Escrivães e Inspetores) e 30 Delegados
- Instituto-Geral de Perícias: 274 servidores (Peritos Criminais e Legistas, Técnicos em Perícias e Papiloscopistas)
Como já mencionamos, a expectativa é de que a convocação aconteça até meados de abril de 2026. Confira a tabela abaixo com as possíveis convocações:
Eduardo Leite firmou ainda a satisfação em alcançar o maior efetivo de forcas de Segurança após essas convocações. Deixou claro que a meta é atingir 72% de servidores no quadro da Segurança Pública, ou seja, 11% a mais do que os registrados no início de 2019. Confira a fala do governador:
“Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar, assegurando também a responsabilidade com as contas públicas. Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver”.
Além disso, ele acrescentou que os editais com todos os detalhes do Concurso Segurança RS serão publicados a medida que o processo de preparação vá progredindo.
Concurso PC RS pode ser o primeiro a ter o edital publicado
O Concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) pode ser o primeiro do Concurso Segurança RS a ser lançado, isso porque no início do ano a ex-chefe de Polícia Civil, delegada Nadine, cobrou o governador quanto a necessidade de novos Concursos na área de segurança.
Ela ressaltou a necessidade de ampliação dos postos de trabalho, incluindo o preenchimento de vagas para o cargo de Delegado, além de outras funções defasadas na corporação.
Na época Eduardo Leite sinalizou que além de novos editais para Concurso Segurança RS haveria também convocação de mais aprovados excedentes do concurso de 2017. Confira o que ele disse:
“Ao observarmos a série histórica, vemos cada governo entregando para o seu sucessor menos policiais do que recebeu. Por causa da crise fiscal, o Estado não conseguia nem repor o efetivo que se aposentava. Nos últimos anos, garantimos a reposição anualmente e, no final do governo passado, começamos o processo de incremento desse efetivo. Ainda vamos chamar servidores de alguns concursos que foram feitos e programar novo certame”.
Último Concurso PC RS
Outro Concurso Segurança RS que traz muitos inscritos é o PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul). O último concurso aconteceu no ano de 2017 e trouxe 1.200 vagas distribuídas entre os cargos de Escrivão, Inspetor e Delegado.
A banca responsável pelo certame foi Fundatec e os candidatos foram avaliados por meio da seguintes etapas:
Escrivão e Inspetor
- 1ª etapa:
- Prova de Capacitação Intelectual
- Prova de Capacitação Física
- Sindicância da Vida Pregressa e Atual
- Exames de Saúde
- Avaliação da Aptidão Psicológica
- 2ª etapa:
- Curso de Formação Profissional
Concurso Segurança RS: Brigada Militar
Um dos concursos mais aguardados é o da Brigada Militar, pois terá a oferta de 1.350 vagas distribuídas entre cargos de Soldado e Oficial.
Além disso, o cargo de Soldado tem exigência de apenas nível médio de escolaridade, porém é importante enfatizar que a idade máxima para concorrer a uma das vagas é de 25 anos.
Já para o cargo de Oficial a idade máxima é de 29 anos, mas o candidato deverá ter ensino superior completo em Direito.
[the_ad id=”230282″]
Para ambos os cargos é exigido ainda altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homem.
O último concurso ocorreu no ano de 2021 e contou com 4 mil vagas, na época a remuneração inicial era de R$ 4.689,23 para uma jornada de trabalho que compreendia 40 horas semanais.
Os candidatos foram avaliados mediante prova objetiva, testes físicos e psicológicos. As provas objetivas foram compostas por 50 questões que versaram sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Legislação Específica: 10 questões
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Matemática: 10 questões
- Direitos Humanos e Cidadania: 5 questões
- Informática: 5 questões
“? A chance de ingressar na Segurança Pública do Rio Grande do Sul é agora! Com 2.774 vagas autorizadas, a competição será acirrada, e quem se prepara com o material certo larga na frente! ?
Nossos materiais de estudo são completos, focados nos conteúdos essenciais e atualizados com base no perfil das provas do Concurso Segurança RS. Clique e Confira!
Invista na sua preparação e garanta que seu esforço seja recompensado! Não perca essa oportunidade de conquistar uma carreira estável. ??