Em breve o governo do Ceará lançará o novo concurso Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará), a confirmação vem pelo decreto de crédito suplementar aberto, no valor de R$ 200 mil para que o certame seja realizado.
Além disso, a comissão para o concurso já está formada desde 2019, apenas aguardando o aval do governo do Ceará para iniciar o processo seletivo.
Por que consultar últimos concursos?
Concurseiro, é muito importante que você se utilize de informações de editais antigos, pois eles te darão uma noção do que pode cair nas provas e dos requisitos para preencher as vagas oferecidas em tal concurso.
Dessa forma, você consegue obter vantagem em relação a outros candidatos, começando a se preparar cedo para ter sua aprovação e se tornar um servidor público!
Concurso Semace 2009
O único concurso público feito pelo Semace ocorreu no ano de 2009, foram ofertadas 112 vagas que ficaram divididas entre os seguintes cargos:
- Fiscal Ambiental: 62 vagas;
- Gestor Ambiental: 51 vagas;
- Procurador Autárquico: 9 vagas.
O número de concorrentes foi alto, mais de 2 mil candidatos para disputar as vagas oferecidas.
Etapas e Provas do concurso Semace
Todas as provas aconteceram na cidade de Fortaleza na parte da manhã e a tarde. Para Fiscal Ambiental e Procurador Autárquico, os exames aconteceram no turno matutino, e para Gestor Ambiental, no turno diurno.
Ademais, as fases do concurso para os cargos de Fiscal Ambiental e Gestor Ambiental aconteceram da seguinte forma:
- Primeira Fase: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
- Segunda Fase: avaliação dos títulos, de caráter eliminatório e classificatório.
Já para o cargo de Procurador Autárquico, foram realizadas 3 fases:
- Primeira Fase: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório.
- Segunda Fase: avaliação de títulos, de caráter classificatório.
- Terceira Fase: avaliação de títulos, apenas de caráter classificatório.
A prova objetiva foi constituída por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, apenas uma correta.
A prova discursiva aplicada para o cargo de Procurador Autárquico foi composta por duas questões de conhecimento específico. Os candidatos tiveram 3 horas para realizar o exame.
Disciplinas cobradas no concurso Semace
Para todos os cargos foram cobradas as mesmas disciplinas, e Conhecimentos Específicos:
- Língua Portuguesa (10 questões)
- Noções de Informática (10)
- Conhecimentos Básicos (10)
- Conhecimentos Específicos (30)
Os candidatos aprovados nos exames objetivos, posicionados dentro do quantitativo de vagas oferecidas, foram chamados para a entrega de seus títulos.
– Diploma, registrado, de conclusão de doutorado ou certificado de conclusão de doutorado, acompanhado do histórico do curso.
– Diploma, registrado, de conclusão do mestrado ou declaração de conclusão do mestrado, acompanhado do histórico do curso.
– Declaração de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu, acompanhando histórico escolar com carga mínima de 360 horas/aulas.
Classificação do concurso Semace
Informações do último edital mostram os convocados e aprovados do último concurso e suas classificações:
1. Fiscal Ambiental: Em ampla concorrência convocado até o 86º classificado. Para portador de deficiência convocado até 6º classificado.
2. Gestor Ambiental (G02): Ampla concorrência foi convocado até o 46º classificado e para portador de deficiência até o 1º classificado.
3. Gestor Ambiental (G03): Ampla concorrência até o 17º classificado e portador de deficiência física até o 1º classificado.
4. Gestor Ambiental (G04): Ampla concorrência até o 15º classificado.
Procurador Autárquico: Em ampla concorrência até o 27º classificado e portador de deficiência física até o 1º classificado.