Foi informado pela comissão organizadora do concurso Senado Federal, que o processo de contratação da banca organizadora deverá ser definido até junho.
Contratação da banca organizadora
A contratação da banca organizadora do concurso Senado Federal, deve ter os trâmites finalizados até o mês de junho. O prazo foi passado pelo presidente da comissão organizadora, Roberci Ribeiro. As empresas interessadas em organizar o certame podem enviar as propostas até o dia 28 de maio de 2020.
Segundo o presidente da comissão organizadora, os dados recebidos irão permitir que o Senado identifique o quanto vai custar a seleção. Além do valor da inscrição e as demais características da instituição a ser contratada.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!“Esse é um procedimento interno de instrução da contratação, o intuito é identificar o preço médio e, com base nos aspectos técnicos jurídicos, econômicos, financeiros, fiscais e trabalhistas, saber quais instituições demonstram melhores condições de executar o concurso”, informou Roberci Ribeiro.
Índice
De acordo com Ribeiro, em função da crise sanitária ocasionada pelo Covid-19, ainda não é possível publicar o edital do certame. Porém, os trâmites internos para abertura do concurso com 40 vagas continuam em andamento.
“Após conseguir o valor e identificar a instituição a ser contratada, terá o trâmite ordinário de contratação da Casa. É preciso submeter a proposta ao Comitê de Contratação, à Diretoria-Geral e à avaliação da Primeira-Secretaria e do presidente do Senado. Têm ainda uns caminhos até anunciar quando o edital será publicado”, salientou Ribeiro.
No final de 2019, foi realizado pelo Senado uma audiência pública com diversas bancas organizadoras para agrupar dados técnicos e compor o projeto básico do certame. No total, nove instituições participaram do encontro.
Estiveram presentes as seguintes bancas: Cebraspe, FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fundação Cesgranrio, Instituto AOCP, IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento), Instituto Acess e Instituto Acesso Público.
Comissão diz que seria ideal concluir o concurso Senado Federal em 2020
De acordo com o presidente da comissão organizadora, o ideal seria concluir o concurso Senado Federal este ano. Uma vez que a Lei Orçamentária de 2020, contempla a nomeação dos 40 aprovados. Para Roberci Ribeiro, não há como prever como será o Orçamento de 2021.
Segundo Ribeiro, é possível estabelecer condições que garantam o distanciamento entre os candidatos para a realização das provas.
“Talvez você tenha que estabelecer critérios, como menos pessoas nas salas e intervalo maior entre as cadeiras. O Senado tem hoje uma demanda de pessoal muito grande”, disse Ribeiro.
Por mais que a lotação dos aprovas seja em Brasília/DF, no Senado Federal, as provas devem ser aplicadas em todas as capitais brasileiras.
No último concurso Senado Federal, realizado no ano de 2011, os candidatos tiveram que responder a 80 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Língua Inglesa e Conhecimentos Específicos.
Os candidatos ainda passaram por uma prova discursiva, composta por redação e uma pergunta de tema específico. A banca organizadora responsável pela seleção foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).