Segundo informações, a Casa já tem um consenso sobre a banca organizadora do concurso Senado Federal que irá ofertar 40 vagas.
Banca organizadora do concurso Senado Federal
O Senado Federal está próximo de informar o nome da banca organizadora que será responsável pela execução do seu concurso, que ofertará 40 vagas para cargos de níveis médio e superior. Segundo informações da Casa, já existe um consenso em torno de uma instituição para ser contratada.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
O Cebraspe, é a empresa mais cotada para organizar o concurso Senado Federal. No início do mês de julho, a comissão examinadora concluiu a análise das propostas técnicas recebidas de oito bancas organizadoras interessadas em organizar o concurso Senado Federal.
[mauticform id=”310″ chamada=”Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do Senado” titulo=”Quer Receber Todas as Novidades do Senado?” track=”form-noticias-concurso-senado”]Após o exame dos requisitos jurídicos, técnicos, econômico-financeiros e de regularidade fiscal e trabalhista, três bancas organizadoras foram habilitadas, sendo elas: Cebraspe, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).
“Para a assinatura do contrato, serão observadas as normas procedimentais estabelecidas pelo Ato da Diretoria-Geral nº 9/2015, que estabelece o Regulamento de Compras e Contratações do Senado Federal, e a assinatura do contrato somente ocorrerá após a deliberação das autoridades competentes”, informa a nota enviada.
Ao todo, oito bancas estavam na disputa para organizar o concurso do Senado Federal:
- Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos);
- Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego;
- Instituto AOCP;
- IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação);
- IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional);
- IMAIS (Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social);
- FGV (Fundação Getúlio Vargas);
- FUNRIO – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
A banca organizadora contratada será responsável por receber as inscrições do concurso Senado Federal e aplicar as etapas, como provas objetivas.
Quando será divulgado o edital do concurso Senado Federal?
Ainda não foi confirmado pelo Senado Federal uma data para publicação do edital de abertura do certame, em função da Covid-19 e da atual crise econômica do país.
“Considerando a crise de saúde pública atual e o rito procedimental para formalização do contrato, não há previsão para publicação do Edital de Abertura”, informou Roberci Ribeiro, presidente da comissão examinadora.
De acordo com Ribeiro, o recomendado seria finalizar o concurso Senado Federal em 2020. Isso porque, a Lei Orçamentária de 2020 estima o provimento dos 40 candidatos aprovados. Para Roberci, não há como saber se essa reserva também estará no Orçamento de 2021.
Ainda foi destacado por Ribeiro, que o conteúdo programático das provas passou por reformulação, desde o último concurso realizado pelo Senado Federal, inclusive com a inclusão de novas disciplinas.
Dessa maneira, orientou que os “busquem ampliar seu conhecimento com as disciplinas e questões pertinentes à carreira pretendida”.
É previsto pela comissão examinadora, que o concurso Senado Federal atraia cerca de 100.000 candidatos inscritos. Por mais que a lotação dos aprovados seja em Brasília/DF, no Senado Federal, a tendência é que as provas sejam aplicadas nas capitais dos 26 brasileiros e no Distrito Federal.
O novo concurso Senado Federal ofertará 40 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, para os níveis médio e superior, nos seguintes cargos: Técnico Legislativo/Polícia Legislativa, Advogado, Analista Legislativo/Administração, Arquivologia, Assistente Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações.