Atenção concurseiros! O Concurso para o Senado Federal já conta com banca organizadora. A organização do certame ficará sob responsabilidade do Cebraspe.
Segue autorizado do concurso Senado Federal 2021! Serão 40 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior, além da formação de cadastro reserva, para o corpo de servidores efetivos da Casa.
Situação atual do concurso para o Senado Federal
Após o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, revogar a Portaria 20/2019, que criou a comissão do concurso Senado, no mesmo dia, apenas algumas horas depois, foi divulgado que a banca do certame tinha sido definida. A organização do certame ficará sob responsabilidade do Cebraspe.
Vale ressaltar que a banca ainda não foi contratada oficialmente. O anúncio oficial só poderá acontecer após a aprovação do projeto básico, segundo o advogado do Senado. A assessoria de imprensa do Cebraspe, no entanto, disse que estão prontos para organizar o concurso ainda este ano ou no próximo.
- Adquira: Apostila Polícia Legislativa do Senado Federal
- Adquira: Curso Polícia Legislativa do Senado Federal
Com uma das melhores remunerações do serviço público brasileiro — que pode chegar a R$ 35 mil —, além de vários benefícios, o Senado, sem dúvidas, é uma das seleções mais aguardadas.
O concurso do Senado Federal vai ofertar 40 vagas imediatas, nas carreiras de níveis médio e superior, nos cargos de Técnico Legislativo – Polícia Legislativa, Advogado, Analista Legislativo – Administração, Arquivologia, Assistente Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho e Engenharia Eletrônica e Telecomunicações.
Além dessas grandes movimentações, o Senado passará por Reforma Administrativa Interna.
⇒ Confira tudo sobre o cargo de Policial Legislativo! ⇐
Projeto básico do concurso Senado Federal
Foi publicado o projeto básico do concurso Senado Federal, com informações sobre a estrutura das provas, disciplinas que serão cobradas e cronograma. Serão ofertadas 40 vagas.
O projeto básico, também conhecido como termo de referência, funciona como um espelho para o edital.
Segundo informações do projeto básico, os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:
- Policial Legislativo: prova objetiva, prova discursiva, exame de sanidade física e mental, teste de aptidão física, exame psicotécnico, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova de títulos; (saiba mais )
- Analista Legislativo: prova objetiva, prova discursiva, prova prática (para especialidade de Registro e Redação Parlamentar), prova de títulos;
- Advogado: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e prova de títulos.
As provas objetivas e provas discursivas serão aplicadas em todas as 26 capitais dos estados e no Distrito Federal. As demais etapas serão aplicadas apenas na cidade de Brasília/DF, inclusive a prova discursiva para o cargo de Advogado.
Ocorrerá ainda perícia médica e procedimento de heteroidentificação para candidatos inscritos com deficiência e concorrentes autodeclarados negros, respectivamente.