Uma nota oficial confirma a realização do concurso SEPLAG MG (Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais) em 2023. E a nota do ENEM será usada para a seleção; entenda!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
- Confira: Apostila ENEM 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Índice
Concurso Seplag MG: como a nota do ENEM 2023 será usada?
Sendo assim, um novo concurso deverá sair em breve para a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
- Confira: Curso de Redação para o ENEM
- Confira: Livro 1.100 Questões Comentadas ENEM 2022
Assim, a confirmação aconteceu por meio de nota oficial publicada no diário oficial do estado no último sábado, 27 de maio.
Portanto, assim como no último certame, a realização das provas será feita pela Fundação João Pinheiro, através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ou seja, a nota do ENEM valerá para a seleção, que já conta, inclusive, com comissão organizadora montada e trabalhando nos trâmites.
Veja a nota na íntegra
A Secretária de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Cardoso Barreto e o Presidente da Fundação João Pinheiro Helger Marra Lopes, no uso de suas atribuições, comunicam e tornam público que o Concurso Público para provimento de cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que foi aprovado pelo Comitê de Orçamento e Finanças e ainda será aberto no corrente ano de 2023, utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano corrente de publicação do Edital do certame, ou seja, o Enem 2023, como forma de ingresso em 2024 da 46ª turma do Curso de Graduação em Administração Pública (Csap) da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, etapa do Concurso Público. A inscrição no Enem 2023,condição impreterível para a prestação do Concurso Público EPPGG aprovado, é de responsabilidade exclusiva do interessado candidato.
Detalhes da carreira
Lembrando, então, que a seleção será para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). A quantidade de vagas ainda é desconhecida!
Sendo assim, para concorrer é necessário possuir ensino médio; já a remuneração inicial, no último concurso realizado em 2022, foi de R$ 5.147,18.
Saiba detalhes e como se inscrever no ENEM 2023
O Exame Nacional do Ensino Médio é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), subordinado ao Ministério da Educação (Mec), nos termos dos Editais e suas retificações que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2021.
Para conhecer o conteúdo programático das provas e da redação do Enem, o candidato deverá entrar no Portal do Inep/Mec , nas Matrizes de Referências.
Vale destacar que a nota final das provas, por meio da média aritmética simples das notas das cinco provas e representada com a precisão de duas casas decimais.
Assim sendo, os candidatos deverão se classificar a partir das notas obtidas, para a segunda etapa.
Termina eliminado o candidato que não obtiver no Enem, no mínimo, 350 pontos em cada uma das provas e 500 pontos na redação.
Confira o edital completo do ENEM 2023, clicando aqui!
Ademais, o período de inscrições do ENEM será de 5 a 16 de junho. Já as provas acontecerão em 5 e 12 de novembro. Saiba mais, aqui!
Detalhes do último concurso Seplag MG
Posteriormente, o último concurso para a mesma carreira na Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais aconteceu em 2022.
Então, a seleção contou com uma oferta de 40 vagas e teve o Cefet Minas como banca organizadora. Assim, a seleção contou com três etapas de avaliação:
- Primeira etapa: Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 (Enem 2021), para ao Curso de graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (Escola de Governo) da Fundação João Pinheiro (FJP), em observância à Portaria nº 807, de 18 de junho de 2010 do Ministério da Educação e ao Regimento Interno da Escola de Governo, de caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda etapa: Habilitação dos candidatos classificados na primeira etapa, para realização da terceira etapa, de caráter eliminatório;
- Terceira etapa: Curso de Graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo, da FJP, de caráter eliminatório.