• Página Inicial
  • Concurso SEPLAG MG: Provas aplicadas em janeiro 2021; inscrições abertas até agosto!

Concurso SEPLAG MG: Provas aplicadas em janeiro 2021; inscrições abertas até agosto!

icone calendario 26 jun 2024

O concurso SEPLAG MG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais) que é composto pela avaliação do ENEM, terá primeira etapa no mês de janeiro de 2021.

Provas do concurso SEPLAG MG

Após o ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) ter sido adiado, o concurso SEPLAG MG também já definiu as novas datas das provas objetivas.

Agora, as provas impressas do ENEM 2020 serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já as avaliações digitais, serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

O motivo da mudança foi porque, como de costume, o certame para a SEPLAG MG é composto por duas etapas de avaliação. A primeira etapa avaliativa é a prova do ENEM.

Já a segunda etapa avaliativa é o Curso de Graduação em Administração Pública, ministrada pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Dessa maneira, sempre que houver alguma alteração no cronograma do ENEM, o calendário do concurso SEPLAG MG acaba sendo alterado.

E para os candidatos interessados que não estão participando do certame para Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, mas que já estão inscritos no ENEM, ainda há tempo. As inscrições do concurso SEPLAG MG vão até o dia 19 de agosto de 2020.

Para se inscrever, é necessário acessar o site da banca organizadora, Fundação CEFETMINAS. Em seguida, pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 até o dia 20 de agosto de 2020.

Vale lembrar, que para se cadastrar na seleção é preciso, também, estar inscrito no ENEM 2020. Além disso é importante lembrar, que a taxa de inscrição do concurso não tem vínculo com o ENEM.

Salários do concurso SEPLAG MG

Divulgado no mês de abril deste ano, o edital de abertura do concurso SEPLAG MG oferta 40 vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

O salário inicial da carreira tem o valor de R$ 5.451,65, equivalente a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os candidatos classificados serão contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores.

A escolaridade mínima exigida pelo cargo é o nível superior, conferido pelo diploma do curso de graduação em Administração Pública, segunda etapa do concurso.

O cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental tem a responsabilidade pela formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Também pelas atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade.

Assim como: modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

Os candidatos aprovados serão lotados no quadro de pessoal da SEPLAG MG e seu exercício poderá se dar em qualquer unidade administrativa da secretaria.

Adiamento das provas do ENEM 2020

As datas das provas objetivas e da prova de redação do concurso SEPLAG MG serão as mesmas do ENEM 2020. Com as novas datas de realização, o restante do cronograma também mudou.

Confira o novo cronograma ENEM 2020:

  • Prova Impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Prova Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021;
  • Reaplicação do ENEM: 24 e 25 de fevereiro de 2021;
  • Resultados: a partir do dia 29 de março de 2021.

A prova poderá ser reaplicada em caso de complicações na aplicação do exame, impedindo o estudante de concluir a avaliação. Nesta mesma data, também será feita a realização das provas em unidades prisionais.

Inicialmente, a divulgação do resultado final e a convocação para segunda etapa do concurso SEPLAG MG estava marcada para 10 de fevereiro de 2021.

Após o adiamento do ENEM, o site da Fundação CEFETMINAS ainda não publicou as próximas datas para o certame da Secretaria.

Com a finalização de todas as etapas, a validade da seleção será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a secretaria poderá convocar os candidatos aprovados para suprir a necessidade por novos servidores.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais