Ótima notícia! A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, no final de junho, a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2022. Entre os concursos que podem ser beneficiados, o concurso SLU é um deles, e poderá ofertar 100 vagas.
Desse modo, o Serviço de Limpeza Urbano, ofertará vagas para Assistente de Gestão de Resíduos Sólidos. Ainda, terá reserva de cadastros para nomeação de Analistas, aprovados no último concurso.
- Adquira: Apostila concurso SLU
Além disso, vale ressaltar que a Lei Orçamentária é apenas uma previsão orçamentária, e não a garantia de preenchimento de vagas. A LDO ainda precisa ser sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.
Ademais, o concurso SLU para nível médio foi autorizado pelo secretário da Economia, André Clemente. Agora, o concurso depende de manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, das Secretarias Executivas da Economia.
Caso o aval seja dado, o certame dará prosseguimento para a contratação da banca organizadora. Essa instituição escolhida ficará responsável por receber as inscrições e organizar as etapas.
Situação atual do concurso SLU
A princípio, em 2020, o governador Ibaneis Rocha publicou a Lei 6.720, que reestrutura a carreira dos servidores do SLU. As carreiras ofertadas para o concurso público agora são Gestor, Analista e Técnico.
Além disso, a carreira de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos agora é apenas Gestor de Resíduos Sólidos. Ademais, é importante lembrar que a carreira continua sendo para o nível superior.
Já para o cargo de Assistente, virou Analista de Resíduos Sólidos. Desse modo, a carreira que era de nível médio, passa a ser para ensino superior. E os Agentes do SLU, agora são Técnicos. Nesse caso, a carreira passa do nível básico para o nível médio.
Último concurso
Em primeiro lugar, o último edital foi divulgado em 2019. A oferta foi de 150 vagas para Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, de nível superior. Foram 50 vagas imediatas e 100 cadastros reservas.
No ano passado, em 2020, o concurso foi anulado para especialidades de Direito e Legislação. E os candidatos receberam a devolução de taxa.
No que tange as provas objetivas, os candidatos foram submetidos a 120 questões, compostas pelas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
- Legislação;
- Conhecimentos Específicos.
Além disso, o salário inicial para os aprovados, na época, era de R$ 5.070,00 para uma jornada de trabalho de 30h semanais.