Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS recebe aval do governo para realizar o segundo concurso SPGG da história. Confira!
Novo concurso SPGG RS
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou vários novos editais para serem publicados ao longo de 2021. Entre eles, está a seleção SPGG RS, que terá vagas para analistas.
Este será o segundo concurso na história da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, que teve seu primeiro certame em 2018.
A quantidade de vagas previstas é de 676 vagas, sendo todas em cargos de nível superior. O edital ainda não tem previsão de publicação, entretanto já está confirmado.
As novas seleções RS foram anunciadas na última quinta-feira, 14, pelo governador Eduardo Leite e secretários estaduais, que comunicaram uma série de medidas, incluindo uma autorização para 3.429 vagas.
Esse total de vagas será distribuído por meio de seleções em vários órgãos e pastas. O estado informa que a necessidade de garantir instrumentos voltados à renovação dos quadros levou o governo a elaborar um planejamento de longo prazo para repor servidores civis relacionados aos serviços essenciais e às áreas meio.
Devido essa necessidade, foi publicado este aval que prevê 3.429 vagas em concursos públicos e 259 nomeações.
“A situação fiscal delicada do Rio Grande do Sul e a crise que enfrentamos neste momento exigem que essas decisões sejam avaliadas com senso de urgência, responsabilidade fiscal e planejamento de longo prazo para que o poder público siga em condições de cumprir sua missão”, disse o governador.
Concurso SPGG RS já conta com cargos confirmados
Realizada há apenas três anos, a última seleção da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão não conseguiu garantir o número suficiente de aprovados.
Sendo assim, o governo elaborou um plano de longo prazo para a realização de certame que visa a reposição futura da carreira de analistas de planejamento, orçamento e gestão para reverter a situação de apenas 39% de provimento de cargos, sendo estimadas 53 vagas.
Também estão previstas 623 vagas para analistas de projetos e políticas públicas do estado (carreira transversal), sem reposições desde 2018.
As oportunidades mencionadas estão distribuídas em 23 tipos de analistas, sendo eles:
- analista administrador – 40 vagas
- arquivista – 12
- jurídico – 60
- gestão pública – 34
- contador – 26
- economista – 30
- assistente social – 38
- bibliotecário – 26
- estatístico – dez
- jornalista – 22
- psicólogo – 34
- arquiteto – 89
- engenheiro – 64
- de sistemas – 12
- biólogo – 1
- geógrafo – 3
- ambiental – 8
- agropecuário florestal – 32
- médico – 30
- médico de perícia e análise – 15
- em assuntos culturais – 25
- em educação – 6
- historiógrafo – 6