Atenção concurseiros! Por decisão de uma liminar, o concurso SPTC GO , que oferta 212 oportunidades para Auxiliar de Autópsia e Perito Criminal, foi suspenso. Entenda!
- Confira: Curso Online SPTC GO (Polícia Científica-GO) – Auxiliar de Autópsia
- Confira: Apostila SPTC-GO 2023 Auxiliar de Autópsia
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso SPTC GO: por que o edital foi suspenso?
Sendo assim, os concurseiros inscritos ou interessados no concurso da Superintendência Polícia Técnico Científica (SPTC) devem se atentar!
Isso porque a seleção foi suspensa através de liminar concedida pela 2ª Vara Federal de Goiânia, capital do estado de Goiás .
Assim, a liminar foi assinada pelo juiz federal substituto Hugo Otávio Tavares Vilela, e ordena que sejam adotadas algumas medidas. Veja:
“Providências cabíveis para prorrogar o prazo de inscrição dos candidatos, com o intuito de viabilizar a participação no processo seletivo dos biólogos titulares de licenciatura”, informou.
Confira o comunicado no site da banca
Vale destacar que as inscrições para o concurso se encerraram no último domingo, dia 9 de abril.
Portanto, a decisão atende ao pedido do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região, que questionou a exigência de diploma de bacharelado aos candidatos formados em Biologia.
De acordo com o conselho, isso impediria a participação dos profissionais com licenciatura, sendo uma exigência contrária ao que determina a lei que disciplina a profissão.
“É explícita a garantia do exercício da profissão de biólogo tanto ao bacharel, quanto ao licenciado, sendo evidente e incontestável que o edital do concurso ora averiguado jamais poderia consignar uma restrição que não existe na lei”, disse o conselho.
Comissão especial
Além disso, a decisão ainda informou que a Secretaria de Estado de Administração (SEAD) chegou a afirmar que as regras do concurso foram definidas por uma comissão especial.
Essa comissão é composta por membros do órgão e da SPTC; eles disseram que levaram em conta as legislações vigentes e as necessidades da SPTC.
Entretanto, o argumento não conseguiu convencer o juiz, que informou a decisão de suspensão temporária do concurso.
Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás informou que vai se manifestar nos autos do processo assim que for intimada da decisão.
Concurso SPTC GO: Vagas e salários
De acordo com o edital, serão ofertadas 141 vagas imediatas, sendo 89 vagas para o cargo de Auxiliar de Autópsia e 51 para a carreira de Perito Criminal.
Além disso, ainda haverá oportunidades para formação de um cadastro reserva. Veja a distribuição:
- Auxiliar de Autópsia
- 84 vagas para ampla concorrência + CR
- 5 vagas para pessoas com deficiência + CR
- Jornada de 40h semanais
- Requisitos: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível fundamental (antigo primeiro grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Perito Criminal
- 49 vagas para ampla concorrência + CR
- 3 vagas para pessoas com deficiência + CR
- Jornada de 40h semanais
- Requisitos: Diploma de bacharelado, devidamente registrado, em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia, Estatística, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina Veterinária, Mineralogia, Psicologia, Química ou Química Industrial, conforme o cargo escolhido.
Vale destacar que segundo a última retificação, o número de vagas para cadastro reserva passou de 141 para 79 vagas.
Anteriormente, seriam ofertadas 89 vagas de cadastro reserva para Auxiliar de Autópsia e 52 para Perito Criminal.
Com a retificação, serão ofertadas somente 79 vagas, sendo 49 vagas para o cargo de Auxiliar de Autópsia e 30 oportunidades para a carreira de Perito Criminal.
Sendo assim, os aprovados farão jus as seguintes remunerações iniciais:
- Auxiliar de Autópsia: R$ 6.353,13
- Perito Criminal: R$ 12.247,85
Requisitos
- Ter
- nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
- idade mínima de 18 anos completos, na data da posse, para o cargo de Auxiliar de Autópsia;
- idade mínima de 21 anos completos, na data de posse, para o cargo de Perito Criminal;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Ser julgado APTO física e mentalmente para o exercício do cargo, em inspeção médica oficial, determinada pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC);
- Possuir CNH B;
- Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação do acúmulo legal de cargos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Possuir, em plena validade, carteira de identidade civil, de acordo com a legislação vigente;
- Não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público.
Concurso SPTC GO: Provas e etapas
Portanto, os inscritos no concurso serão avaliados por meio de várias etapas de seleção. Sendo assim, confira quais:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação da Equipe Multiprofissional (exclusivo aos candidatos com deficiência);
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Avaliação Médica, de caráter eliminatório;
- Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Avaliação de Títulos, para o cargo de Perito Criminal, de caráter classificatório;
- Avaliação de Vida Pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
A prova objetiva será aplicada no dia 21 de maio de 2023 para os interessados no cargo de Auxiliar de Autopsia e no dia 7 de maio de 2023 para os interessados na carreira de Perito Criminal.
Elas acontecerão nas cidades de Anápolis/GO, Cidade Ocidental/GO, Formosa/GO, Goiânia/GO e Valparaíso/GO. Confira a estrutura da avaliação:
- Perito Criminal
- 30 de conhecimentos gerais
- 50 de conhecimentos específicos
- Auxiliar de Autópsia
- 20 de conhecimentos gerais
- 40 de conhecimentos específicos
Por outro lado, a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação com extensão mínima de 20 e máxima de 40 linhas sobre tema formulado pela banca.
Posteriormente, os aprovados serão submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF) que tem como objetivo avaliar o condicionamento físico do candidato.
Ele irá exigir os índices mínimos de desempenho físico necessários no desenvolvimento das atividades físicas inerentes aos cargos. Veja os exercícios:
- Flexão de braço no solo;
- Flexão abdominal em 1 minuto;
- Corrida de 12 minutos.
Por fim, os aprovados em todas as etapas e interessados na carreira de Perito Criminal, ainda terão seus títulos avaliados no valor máximo de 10 pontos. Veja os diplomas aceitos!