Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso STM tem mudanças no cronograma! Confira as datas!

Com inscrições abertas, o concurso STM tem cronograma retificado! Estão sendo ofertadas 80 vagas para Técnico e Analista!

Concurso STM tem mudanças no cronograma! Confira as datas!
Novo cronograma do concurso STM foi divulgado!

O Concurso STM (Superior Tribunal Militar) teve seu cronograma atualizado! As alterações incluem novas datas para a aplicação das provas objetivas e discursivas, além de prazos ajustados para inscrições e recursos.

As provas, que estavam inicialmente previstas para o mês de maio, foram remarcadas para o dia 1º de junho de 2025. A retificação foi divulgada no site da banca, e candidatos devem ficar atentos às novas datas. A seleção oferta vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, com exigência de nível superior.

O período de inscrições já está aberto e segue até o dia 28 de março de 2025, exclusivamente pelo site da banca organizadora. Confira abaixo as principais mudanças no cronograma do concurso STM e saiba como acompanhar todas as etapas!

Novas datas do concurso STM

Com a publicação da retificação no edital, algumas etapas do concurso sofreram alterações. Veja o novo cronograma atualizado com as principais datas:

  • Período de inscrições: 7/3 a 28/3/2025
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 22/4/2025
  • Consulta aos locais de prova: 16/5/2025
  • Aplicação das provas objetivas e discursivas: 1º/6/2025
  • Gabarito preliminar: 3 a 5/6/2025
  • Divulgação do resultado das provas objetivas e convocação para o TAF (Agente da Polícia Judicial): 30/6/2025
  • Resultado provisório da prova discursiva (Analista Judiciário): 2/7/2025

Para os candidatos que precisam de atendimento especializado ou desejam concorrer como Pessoa com Deficiência (PcD), os prazos para solicitação e recursos também foram ajustados. Todos os detalhes estão disponíveis no edital retificado.

Mudanças nos requisitos para Agente da Polícia Judicial

Além da alteração nas datas, o edital também atualizou os requisitos para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial. Agora, para concorrer, o candidato deve possuir diploma de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.

Abaixo, confira a lista de cargos ofertados, os requisitos exigidos e o número de vagas:

CargoNível de
Escolaridade
RequisitosVagas
Analista Judiciário –
Área Judiciária
SuperiorDiploma em Direito10
Analista Judiciário –
Área Administrativa
SuperiorDiploma em qualquer área5
Analista Judiciário –
Tecnologia da Informação
SuperiorDiploma em Tecnologia da
Informação ou áreas correlatas
8
Técnico Judiciário –
Área Administrativa
SuperiorDiploma em qualquer área15
Técnico Judiciário –
Agente da Polícia Judicial
SuperiorDiploma em qualquer área +
CNH “B”
12

Como fazer a inscrição no concurso STM?

O concurso STM estará com inscrições abertas entre as 10h do dia 7 de março e as 18h do dia 28 de março de 2025. Para participar, os candidatos devem acessar o portal da banca organizadora, o Cebraspe, dentro do período estabelecido. Confira na imagem a baixo como se inscrever:

Como se inscrever no concurso STM.
Concurso STM tem mudanças no cronograma! Confira as datas! 2

A taxa de inscrição varia conforme o cargo pretendido, com os seguintes valores:

  • Analista Judiciário: R$120,00
  • Técnico Judiciário: R$80,00

O pagamento deve ser realizado até o dia 22 de abril de 2025 para confirmar a inscrição.

Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovadamente membros de família de baixa renda, além de doadores de medula óssea, poderão solicitar isenção da taxa durante o período de inscrições.

Prova do concurso STM

O Concurso STM contará com provas objetivas para todos os cargos, prova discursiva para analistas judiciários e teste de aptidão física (TAF) para o cargo de Agente da Polícia Judicial. As provas serão aplicadas em 1º de junho de 2025, nas 27 capitais e em Juiz de Fora/MG, Santa Maria/RS e Bagé/RS.

As avaliações terão duração de 3h30 para técnico judiciário e 4h30 para analista judiciário. A prova objetiva será composta por 120 itens, incluindo 50 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos. Já a prova discursiva, exigirá um texto dissertativo de até 30 linhas, abordando temas da especialidade do cargo.