Durante a sessão do Pleno Administrativo de 3 de fevereiro, será realizada a escolha da banca examinadora do concurso TJ AP para juízes.
As oportunidades para o concurso TJ AP serão destinadas para os níveis médio e superior, nos cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, respectivamente.
Concurso TJ AP: situação atual
O Tribunal de Justiça do Amapá dá prosseguimento aos trâmites do novo concurso TJ AP para juiz substituto. Hoje, dia 3 de fevereiro, está marcada a escolha da banca examinadora da seleção.
A definição dos membros será realizada durante a Sessão do Tribunal Pleno Administrativo. Os escolhidos para compor a banca examinadora serão responsáveis por elaborar, aplicar e corrigir as provas para ingresso na magistratura.
O grupo deverá ser formado por: renomados professores de reputação ilibada, integrantes de instituições de ensino superior ou de órgãos técnicos.
O TJ AP também realiza o processo licitatório para contratação da banca que irá operacionalizar a seleção. Ou seja, deverá receber as inscrições e viabilizar a aplicação das etapas, por exemplo, com a escolha dos locais de prova.
Em novembro de 2020, o tribunal publicou o edital de chamamento público para contratação da banca. As instituições interessadas em organizar a seleção puderam encaminhar suas propostas técnicas até 2 de dezembro.
Segundo informações do tribunal, a oferta do concurso TJ AP será de sete vagas para juízes substitutos. O cargo tem como requisitos: Bacharelado em Direito e três anos de prática jurídica, exercidas após a obtenção do grau de Bacharel.
A carreira de juiz substituto proporciona remuneração inicial de R$ 30.404,40. O TJ poderá fazer uso do cadastro de reserva no decorrer da validade do processo seletivo.
Conforme o corregedor-geral de Justiça do Amapá , desembargador Carmo Antônio de Souza, há 11 cargos vagos de juiz substituto. Além disso, há previsão de aposentadorias de mais cinco servidores. O que possibilitaria a chamada de aprovados no concurso para preenchimento dos postos.